CI

MG: Nanuque recebe pelo terceiro ano Circuito Nelore de Qualidade

As avaliações serão realizadas nos dias 28 e 29 de outubro no frigorífico Frisa, da cidade


Foto: Marcel Oliveira

O Circuito Nelore de Qualidade, iniciativa promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN) e Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) acontece pelo terceiro ano consecutivo, no município de Nanuque (MG). As avaliações serão realizadas nos dias 28 e 29 de outubro no frigorífico Frisa, da cidade. No total, devem participar cerca de 550 animais. O Circuito Nelore de Qualidade tem apoio em âmbito nacional da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

O Circuito Nelore de Qualidade tem como objetivo avaliar e promover a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia os resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Nanuque é uma cidade com aproximadamente 42 mil habitantes, de acordo com o censo IBGE – 2000. Destacado polo de desenvolvimento, o Município tem forte vocação agropecuária, fato que despertou para a agroindústria e o desenvolvimento dos agronegócios em largas proporções. A cidade e a atividade pecuária têm formado uma parceria de décadas. O gado bovino sempre foi parte integrante da economia local. O rebanho bovino é de 150 mil cabeças (dentro da área territorial do Município) e já se utiliza a inseminação artificial há cerca de 30 anos. Na microrregião, as estimativas chegam a 1 milhão de cabeças. Criadores de várias raças, como Nelore, Tabapuã, Simbrasil, Guzerá são expoentes nacionais. No momento, introduzem-se novas técnicas de manejo de pastagens e fertilização, bem como mineralização do rebanho, visando maior taxa de desfrute, segundo informações da Prefeitura da cidade.

Contatos para inscrições

Para participar do Circuito Nelore de Qualidade, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade do Frisa em Nanuque pelo telefone (33) 3621-9105 e falar com Milton. Qualquer pecuarista pode participar do Circuito Nelore com lotes a partir de 20 cabeças.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito cresce a cada ano: em 2020, estão previstas 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.