CI

MG: IMA elabora cartilha sobre certificação de frutas

Iniciativa faz parte do Programa Certifica Minas, coordenado pela Seapa


Foto: Divulgação

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), elaborou cartilha sobre a certificação de frutas. O material direcionado especialmente para os produtores está disponível neste link: http://ima.mg.gov.br/comunicados/1708-diversos/1911-cartilha-certifica-minas-frutas . Com linguagem simples e educativa, a cartilha contém um passo a passo sobre os procedimentos e documentos necessários para o fruticultor solicitar a certificação de mexerica, laranja, limão, manga, banana, maçã, abacaxi, uva e outras.

A iniciativa faz parte do Programa Certifica Minas coordenado pela Seapa. O IMA é o órgão certificador oficial no estado, responsável pelas auditorias e emissão do certificado, além da autorização do uso dos selos. A Emater orienta os produtores e as indústrias sobre as adequações necessárias de produção. E a Epamig direciona pesquisas e estudos para monitoramento, avaliação e aprimoramento do processo de certificação.

“A gente percebe um desconhecimento muito grande por parte dos produtores rurais sobre o que é o programa Certifica Minas e como ele funciona. Muitas vezes o produtor acha que certificar é uma coisa muito complexa e difícil. As cartilhas têm linguagem leve e informativa, desmitificando o processo de certificação", avalia o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Bovo.

Daniela Lazzarini, auditora e coordenadora do Certifica Minas Frutas pelo IMA comenta que a cartilha esclarece as principais dúvidas para o produtor interessado em conquistar a chancela.

“Além da cartilha frutas, outras estão previstas para cada escopo do Certifica Minas. É uma maneira de ampliar o leque de informações para os produtores sobre o que é a certificação, quais as suas vantagens e como solicitar as auditorias”, detalha.

O IMA verifica todas as normas sanitárias e boas práticas de produção a serem seguidas pelos fruticultores interessados pelas auditorias, cujos procedimentos são solicitados de forma voluntária com o objetivo de agregar valor à propriedade e mais competitividade do produto no mercado.

“Significa que os produtores podem contar com uma produção segura e socialmente responsável. Com a solicitação do interessado, iniciamos os procedimentos para as auditorias. Após todo o processo concluído, o fruticultor conquista o selo”, esclarece. 

Selos

O Programa Certifica Minas é composto por membros da Seapa e suas vinculadas, e oferece selos do IMA para cada item contemplado no Programa, dentre eles estão algodão, azeite, cachaça, café, carne bovina, frango caipira, frutas, leite, produtos vegetais sem agrotóxicos (SAT), queijo minas artesanal, ovo caipira, mel e hortaliças. Estão previstas mais cartilhas para cada escopo.

A Seapa realiza ações educativas, treinamentos de consultores e acompanhamento das atividades. 

Neste momento de pandemia, interessados em saber como certificar seus produtos podem enviar e-mail para [email protected].   

Para aderir ao Programa

A adesão ao Programa de Certificação é voluntária. O selo de certificação tem a validade de um ano, podendo ser revalidado, de acordo com o interesse do produtor, após novas auditorias do IMA, o órgão certificador oficial do estado. Produtores da Agricultura Familiar têm adesão gratuita ao Programa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.