CI

RS: chuvas ajudam crescimento do milho

A expectativa é de uma safra promissora



Foto: Agrolink

Segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (19), as condições climáticas favoráveis têm permitido o avanço significativo do plantio de milho no Rio Grande do Sul, que já alcançou 43% da área projetada para a Safra 2024/2025. A manutenção de níveis adequados de umidade do solo tem contribuído para uma germinação e desenvolvimento vegetativo satisfatórios. A expectativa é de uma safra promissora, com estandes de plantas adequados e uma projeção de produtividade estimada em 7.116 kg/ha, segundo dados da Emater/RS-Ascar.

Veja mais informações sobre fitossanidade no Agrolinkfito

Em termos fitossanitários, a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), principal praga da cultura, tem sido encontrada em níveis inferiores aos registrados na safra anterior. Ainda que presente em todas as regiões do Estado, as ocorrências mais significativas têm se concentrado no Noroeste e no Centro do RS, onde os produtores têm mantido monitoramento constante e, em alguns casos, adotado medidas de controle.

Na região administrativa de Bagé, as lavouras apresentam estandes de 66 mil a 77 mil plantas por hectare, com bom controle de plantas daninhas e adubação nitrogenada em cobertura. Já na de Santa Rosa, 81% da área projetada foi semeada, mas o desenvolvimento da cultura está ligeiramente abaixo do esperado devido à baixa luminosidade, consequência da fumaça das queimadas na Região Amazônica.

Os preços de comercialização do milho seguem em alta. O levantamento semanal da Emater/RS-Ascar apontou um aumento de 2,26%, com a saca de 60 quilos passando de R$ 58,02 para R$ 59,33.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.