CI

Em Minas Gerais frango vivo retoma melhor cotação do segundo semestre

Nova cotação significa retomar pela segunda vez nos últimos dois meses o maior valor pago no Estado no corrente semestre


O frango que está sendo abatido nesta segunda-feira em Minas Gerais foi negociado no sábado (23) por R$3,40/kg. Ou seja: obteve mais um ajuste de 10 centavos – o terceiro no mesmo valor registrado na semana. E consecutivo, pois ocorreu na sexta-feira, 22.

A nova cotação significa retomar pela segunda vez nos últimos dois meses o maior valor pago no Estado no corrente semestre. Valor, aliás, que mais prevaleceu no período, já que esteve em vigor durante 93 dos 146 dias transcorridos entre 1º de julho e 23 de novembro.

Nesse espaço de tempo, o frango vivo mineiro chegou a perder 35 centavos de seu melhor preço, mais de 10% da cotação prevalente no período. Mas como recuperou as perdas rapidamente, fica claro que os decréscimos enfrentados decorreram de momentos típicos do mercado consumidor, não do excesso de produção.

Não é o caso do frango vivo disponibilizado no interior paulista, que permanece sem compradores para a totalidade do que vem sendo ofertado. O resultado é um prolongamento no tempo de criação, situação que gera aumento de peso do frango e, por decorrência, maior desvalorização do produto ofertado, pois foge ao padrão esperado pelos abatedouros.

Sob tal panorama, a cotação de R$3,20/kg vigente há quase duas semanas tornou-se um referencial bastante distante da realidade, pois as ofertas não programadas vêm se sujeitando a descontos que, dependendo das circunstâncias, podem superar os 20%.

E como tudo isso se agrava em função do momento do mercado – última semana do mês – não será surpresa ocorrer um recuo de valor até mesmo na cotação referencial. Tudo pode acontecer nestes seis últimos dias de negócios de novembro, mas nada que aponte para uma valorização do produto – cada vez mais indispensável, pois os custos de produção permanecem em alta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.