CI

Perspectivas sobre o cultivo de trigo em Mato Grosso do Sul

Evento reúne especialistas e produtores para discutir o futuro da triticultura


Foto: Seane Lennon

No dia 6 de agosto, o evento “Dia de Campo Novos Conceitos da Triticultura” trouxe para Mato Grosso do Sul as mais recentes inovações e tendências no cultivo de trigo, movimentos o desenvolvimento da cultura na região. O evento contou com a participação de produtores rurais, profissionais de assistência técnica rural pública e privadaNo dia 6 de agosto, o evento "Dia de Campo Novos Conceitos da Triticultura" trouxe para Mato Grosso do Sul as mais recentes inovações e tendências no cultivo de trigo , avançando o desenvolvimento da cultura na região. O evento conta com a participação de produtores rurais, profissionais de assistência técnica rural pública e privada, além de representantes de preços regionais, conforme informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Ubirajara Fontoura, engenheiro agrônomo, esteve presente e destacou a relevância do encontro. "Aqui nós temos uma amostra interessante das perspectivas da triticultura do Mato Grosso do Sul. Foi um evento excepcional, interessante. Muitas informações sobre variedades de trigo, o potencial dessas variedades, das parcerias com a Fundação Meridional, com a Embrapa, com o OR Genética de Sementes, entre outras", disse 

Fontoura ressaltou também a participação do Instituto MS Agro e se mostrou esperançoso com o futuro. "A presença do Instituto MS Agro foi importante para nós, podemos contribuir a partir de agora com essa instituição que estamos ajudando a melhorar a sua formação, as suas ações, então acredito que temos boas perspectivas aí pela frente", completou o engenheiro agrônomo.

Durante a manhã do evento, o pesquisador Claudio Lazzarotto, da Embrapa Agropecuária Oeste, ministrou a palestra “Panorama da Triticultura em Mato Grosso do Sul”. Lazzarotto discutiu o cenário atual da triticultura no estado e destacou as inovações tecnológicas que estão sendo inovações nas obras. Em seguida, o engenheiro agrônomo Luan Pivatto, da Cooperalfa, detalhou o “Projeto Farinhas Especiais”. Pivatto abordou os aspectos técnicos e os diferenciais de mercado que podem agregar valor ao trigo durante a comercialização dos grãos. O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Stefani Faé, encerrou a manhã com uma apresentação sobre o “Programa de Incentivo ao Trigo Tropical”. Faé discutiu técnicas de manejo e estratégias externas para a sustentabilidade da triticultura. À tarde, os participantes tiveram a oportunidade de visitar campos experimentais e tirar dúvidas diretamente com especialistas, de acordo com as informações da Embrapa.

O evento foi realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com a Cooperalfa e conta com o apoio da Fundação Meridional, OR Genética de Sementes e Biotrigo Genética.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.