CI

Monjolos recebe curso do Senar para quem pretende cuidar do gado

Uma das maiores preocupações dos produtores rurais é a mão de obra qualificada

Uma das maiores preocupações dos produtores rurais é a mão de obra qualificada, principalmente quando o assunto é lidar com o rebanho, pois o manejo focado no bem-estar com pessoas treinadas para tal função favorece a melhoria da qualidade de vida dos animais, aumenta a produtividade e diminui as chances de acidentes no trabalho.

Para o profissional de Vaqueiro, que teve a profissão regulamentada desde 2013 (Lei 12.870) a exigência de certas habilidades é ainda maior. Cientes desse papel, 11 alunos estão inscritos no curso de Vaqueiro do Senar Minas para qualificação, de 11 a 15 de junho, na Fazenda Cachoeira, de Geraldo de Euzébio, em Monjolos. “Sempre tive vontade de fazer esse curso porque vai ao encontro de todas as atividades do trato com bovinos. Depois, para complementar a qualificação, quero fazer o curso de inseminador”, disse Osmar Pereira da Silva, pequeno produtor rural, morador da comunidade de Landinho, município de Inimutaba. “A lida não é fácil e cada vez que a gente aperfeiçoa o trabalho tudo fica melhor; o rendimento a produção e até a auto estima”, explicou.

O grupo de alunos representa diversas comunidades rurais de munícipios, além de Monjolos, como Inimutaba, Presidente Juscelino e Santo Hipólito, tendo como principal produção o trabalho com o gado leiteiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.