CI

Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal escolhe os melhores de 2020

Vencedores serão anunciados em solenidade no dia 9 de dezembro


Foto: Marcel Oliveira

Um time de especialistas, formado por 25 jurados, escolheu nesta quarta-feira (25/11), em Belo Horizonte, qual é o melhor Queijo Minas Artesanal do estado. A eleição fez parte do concurso estadual, promovido pela Emater-MG, para celebrar os 300 anos de Minas Gerais. O anúncio dos vencedores e a premiação serão no dia 9 de dezembro, na sede da empresa, na capital mineira.

Participaram 185 queijos, produzidos nas sete regiões caracterizadas e reconhecidas como produtoras de Queijo Minas Artesanal: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. Todos os queijos inscritos são legalizados, com inspeção municipal ou estadual. Este ano, por causa da pandemia, o julgamento do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal não foi aberto ao público.

Os queijos foram avaliados em sabor, textura, aroma, apresentação, cor e consistência. O júri técnico foi formado por estudiosos da produção queijeira e por profissionais com ampla experiência na área. Na primeira etapa, eles analisaram todos os queijos participantes e escolherem os 20 melhores.

Num segundo momento, os queijos classificados foram novamente avaliados para a eleição dos cinco primeiros colocados, entre eles, o campeão estadual. A avaliação foi feita sem que os jurados soubessem quem era o produtor de cada queijo e qual a região de procedência.

“Cada ano o concurso vem se superando. Os produtores rurais estão ficando cada dia melhores naquilo que estão fazendo. Verificamos um alto padrão de qualidade”, afirmou o técnico em laticínios e um dos jurados do concurso, Kênio José Palha Montes.

A maturadora de queijos e também integrante do júri, Elisângela Martins, destacou a importância do concurso num ano em que muitos produtores tiveram a comercialização prejudicada por causa da pandemia. “Este concurso veio para animar os produtores e comerciantes. Teve bastante queijo inscrito. Acredito que muitos produtores resolveram participar porque este ano não tiveram outras oportunidades de divulgação”, disse.

Este ano, além do júri técnico, também foi eleito o melhor queijo por uma comissão formada por jornalistas. Eles avaliaram os 20 queijos finalistas selecionados pelos jurados técnicos. O produtor do queijo eleito pelo júri dos jornalistas também será anunciado e premiado na solenidade do dia 9/12.

“O concurso tem o objetivo de estimular a produção de qualidade do Queijo Minas Artesanal, buscando sua valorização, promovendo um elo de ligação entre os produtores e mercado consumidor, além de incentivar a legalização das queijarias, oferecendo ao consumidor um produto sanitariamente seguro”, afirma a coordenadora estadual da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues.

Homenagens

O julgamento terminou com uma homenagem às pessoas que têm contribuído para o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal. Iniciativas que ajudaram nos avanços da legislação vigente, boas práticas agropecuárias, de fabricação e de gestão da atividade.

O presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, destacou a importância do queijo nas áreas social e econômica de Minas Gerais. “Produzimos mais de 9 bilhões de litros de leite por ano, temos em torno de 900 laticínios e cerca de 30 mil produtores, a maioria de agricultores familiares, trabalhando com queijos artesanais. Isso mostra a importância do setor na geração de emprego, oportunidades e renda no campo e na cidade”.

Para a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, um grande desafio do setor é aumentar o número de queijarias regularizadas. “Tem que criar esta cultura de necessidade da regularização, que traz segurança para quem produz, para quem comercializa e, sobretudo, para quem consume”.

Queijo Minas Artesanal

O Queijo Minas Artesanal mantém as características de produção artesanal, predominantemente a partir de mão de obra familiar, com produção em baixa escala através de leite cru (não é permitido leite pasteurizado), produzido na propriedade (proibido aquisição de leite), utilização de coalho, pingo e salga seca. Ele é apreciado graças ao conhecimento passado entre gerações e às suas características peculiares. O modo artesanal da fabricação foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é promovido todo ano pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o objetivo de estimular a produção de queijos de qualidade, promover a divulgação entre consumidores e incentivar a legalização de queijarias.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.