CI

Entidades buscam aproximar produtores rurais e pesquisas

Sistema Faemg / Senar Minas e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) firmaram o acordo


Uma reunião feita na tarde desta segunda-feira (14) entre Sistema Faemg / Senar Minas e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promete ser o início de uma aproximação maior entre produtor e pesquisas de ponta na área do agro.

Juntas, as duas entidades discutiram a formatação de um termo de cooperação para que pesquisadores da Epamig utilizem dados colhidos pelos técnicos de campo de programas especiais do Senar Minas, enquanto o Senar possa dispor das instalações da Epamig para ministrar treinamentos e também capacitar pessoal da entidade estadual.
A presidente da Epamig, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, e a chefe da Unidade Centro Oeste da Epamig, Marinalva Woods Pedrosa, foram recebidas pelo superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, e pelo o coordenador de Formação Profissional Rural (FPR) Luiz Ronilson Paiva, que explicaram como funciona o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e como são a estrutura e o trabalho da entidade na capacitação e promoção social das famílias rurais.

“A pesquisa só tem sentido se ela chegar na ponta, aproximando o agricultor da tecnologia, por isso essa é uma parceira que nos motiva”, disse a professora Nilda. A parceria também fará o caminho inverso, trazendo para os pesquisadores a realidade e as demandas dos produtores, para que eles desenvolvam soluções. Luiz Ronilson acrescentou que os dados coletados por técnicos de campo poderão alimentar as pesquisas da entidade.

A equipe do Senar ainda contou com os analistas técnicos Harrison Belico, Rafael Rocha e Ricardo Tuller; pela Epamig, acompanharam a professora Nilda e Marinalva Soares os pesquisadores Karina Toledo da Silva e Daniel Sobreira Rodrigues, das áreas de nutrição animal e sanidade animal, respectivamente. Atualmente, além de deter conhecimento em todas as cadeias do agro, a Epamig ainda possui trabalhos de vanguarda no desenvolvimento de uvas e azeites, por exemplo.

Tratativas

A ideia da parceria surgiu um ano atrás, na unidade da Epamig em Prudente de Morais. Agora, após a reunião em Belo Horizonte, as entidades vão acertar detalhes da cooperação, que prevê a troca de dados e de conhecimento, via capacitações das equipes da Epamig e dos técnicos do Senar que vão atuar no Programa ATeG: “estamos captando profissionais que acabaram de chegar ao mercado de trabalho e o conhecimento da Epamig vai ‘lapidar’ os selecionados para atuação na ponta”, explica Luiz Ronilson.

Para o superintendente Christiano Nascif, a parceria vai estreitar os laços entre as duas entidades e melhorar a capacitação dos instrutores que atuam pelo Senar, além de também ofertar treinamentos para técnicos da Epamig nas unidades da instituição. “A pesquisa e a extensão são uma via de mão dupla. Essa união levará pesquisa de ponta para os produtores rurais e ao mesmo tempo colocará os pesquisadores em sintonia com as necessidades desses produtores”, resume.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.