CI

Fumaça do Pantanal pode chegar ao Sul

Em São Paulo há possibilidade de ocorrência de chuva negra


Foto: Mayke Toscano/ Secom MT

As queimadas que avançam pelo Pantanal podem trazer reflexos para o Sul do país. Isso porque a fumaça está se deslocando para a região. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as imagens de satélite e os modelos de direção dos ventos mostram o movimento da poluição em direção a todos os estados da região Sul do Brasil.  

Há alerta de perigo com a baixa umidade do ar em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Tocantins além de boa parte de Minas Gerais. Com o clima mais seco os focos tendem a aumentar. Em São Paulo a chuva pode trazer junto a fumaça e até mesmo a ocorrência de chuva negra, fenômeno onde as gotas que caem apresentam cores escuras.

No Paraná o efeito da fumaça foi visto nesta semana quando Curitiba, que está a mais de mil quilômetros de distância dos focos de incêndio, foi coberta por uma névoa das queimadas. Em Cascavel, no oeste paranaense, as correntes de vento também trouxeram a cortina de fumaça. Com ar seco, alguns sintomas podem ser comuns, como ardência nos olhos, tosse seca e irritação nas vias respiratórias.

No município de São Francisco de Assis (RS) moradores coletaram água preta da chuva. Segundo meteorologistas isso pode ter sim relação com as queimadas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul mas seria necessário uma grande densidade de fumaça. Nada foi comprovado.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil já registrou este ano 139.316 focos de queimadas, sendo 48.186 apenas em setembro e 5.342 nas últimas 48 horas. Mato Grosso e Pará são os com maior incidência, com mais de 7 mil focos cada. O governo federal liberou R$ 10 milhões para combater os incêndios no Mato Grosso. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.