CI

Safras de porto feliz e de campinas se iniciam neste mês

Safras de uva niagara (rústica) de Porto Feliz (SP) e da região de Campinas (SP) devem ter início ainda nesta segunda quinzena de novembro


As safras de uva niagara (rústica) de Porto Feliz (SP) e da região de Campinas (SP) devem ter início ainda nesta segunda quinzena de novembro. Mesmo assim, a previsão é de que o volume colhido seja pequeno em ambas as praças, o que deve elevar os preços recebidos pelos produtores que conseguirem colher neste período pré-festividades – vale ressaltar que, em novembro, os valores costumam ser maiores do que no período entre dezembro e janeiro, cenário que pode ser ainda mais enfatizado neste ano, visto que a produção deve ser reduzida.

Conforme colaboradores do Hortifruti/Cepea, a baixa oferta esperada é resultado das intempéries climáticas que marcaram as podas da niagara entre julho e agosto, quando foram relatados, inclusive, episódios de geada negra na região de Campinas, além de fortes chuvas e baixas temperaturas por algumas semanas. Outro fator que também pode impulsionar os valores da fruta é o encerramento da safra de Pirapora (MG) antes do início da colheita no estado de SP, o que resultaria em uma janela de oferta de alguns dias. Na região mineira, a produtividade média da safra deste ano é semelhante à de 2017: acima de 24 t/ha. Já para Jales (SP), a participação no mercado da rústica foi baixa nesta temporada, mas também deve aumentar nas últimas semanas da safra, esperadas para a segunda quinzena de novembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.