CI

RS: cevada apresenta bom desenvolvimento

A estimativa de cultivo para o estado é de 34.429 hectares



Foto: Canva

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (12) pela Emater/RS-Ascar, as condições climáticas favoráveis proporcionaram um panorama satisfatório para as lavouras de cevada no Rio Grande do Sul. Atualmente, 60% das lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo, 33% em floração e 7% em enchimento de grãos. A estimativa de cultivo para o estado é de 34.429 hectares, com produtividade projetada em 3.245 kg/ha.

Em termos fitossanitários, a aplicação de Fungicidas para o controle de oídio e prevenção da giberela continua nas lavouras. Até o momento, não foram detectados grandes problemas com pragas, o que contribui para o bom desenvolvimento das plantas.

Na região administrativa de Erechim, cerca de 60% das lavouras de cevada estão em estágio reprodutivo e 40% em fase vegetativa. A cultura apresenta bom desenvolvimento, com controle eficaz de plantas daninhas, o que mantém o potencial produtivo.

Já na região de Frederico Westphalen, 40% das lavouras encontram-se em desenvolvimento vegetativo, 40% em florescimento e 20% em enchimento de grãos. Apesar do avanço nas fases de desenvolvimento, o progresso está abaixo do esperado devido ao excesso de chuvas, baixa disponibilidade de radiação no início do ciclo e alta incidência de doenças durante o crescimento.

Na região de Ijuí, as lavouras de cevada apresentam um bom desenvolvimento e alto potencial produtivo, principalmente devido à baixa incidência de doenças. As lavouras em fase de espigamento e formação de grãos mostram um número elevado de espiguetas por espiga, indicando boas perspectivas para a colheita.

Na região de Soledade, 5% das lavouras estão em final de perfilhamento, 70% em alongamento de colmo, 23% em espigamento/florescimento e 2% em enchimento de grãos. As condições climáticas na região têm sido benéficas, permitindo que a cultura evolua normalmente ao longo do ciclo.

A cotação média para a cevada destinada à indústria de malte na região de Erechim é de R$ 85,00 por saca de 60 kg. Já na região de Frederico Westphalen, o valor é de R$ 83,00 por saca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.