CI

Criadores mineiros têm rendimentos positivos na criação da raça Braford

Pecuarista relata resultados comerciais com crescimento de 20% ao ano na venda de animais


Foto: Pixabay

Estado com grande aptidão pecuária, Minas Gerais vem se destacando com resultados positivos para quem está investindo no Braford. Criadores de bovinos de corte que estão apostando na raça colhem os resultados positivos desta decisão. Conforme números da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o plantel é formado por cerca de 1,47 mil animais registrados das duas raças em território mineiro. E o potencial, segundo os produtores, é grande para o fomento e a expansão das raças no Estado.

É o caso de Juca Ottoni, criador no município de Chapada Gaúcha, na região Noroeste de Minas Gerais, conhecida pelo clima temperado e seco. Conta que já ocorre o desenvolvimento de um trabalho de cinco anos na fazenda. “A adaptabilidade do Braford é muito boa e quem tem comprado nossos touros gosta e repete. Alcançamos todo ano um aumento expressivo de média de vendas, com crescimento estimado de 20% ao ano”, observa.

Ottoni lembra que atualmente existe uma modernização na pecuária e o uso da inseminação artificial está crescendo exponencialmente. Com o encurtamento do ciclo da pecuária, estamos conseguindo, mesmo com aumento da inseminação,l expandir as vendas do criatório. O próximo passo, segundo o criador, é o investimento em embriões. “Fizemos uma parte do trabalho para aumentar o número de ventres de Braford e estamos iniciando a seleção. Estamos confortáveis para fazer seleção e, realmente, creio que em um ou dois anos estaremos com uma pressão alta de seleção com volume. A nossa base inicial foi com criatórios gaúchos tradicionais, com uma base genética muito boa e pegamos um trabalho feito por eles de excelência”, salienta.

Segundo o gerente de Fomento da ABHB, Miguel Ferreira, nota-se a preocupação crescente dos produtores em incrementar seus sistemas de produção bem como também em produzir carne de melhor qualidade. “E nisso as nossas raças se  encaixam muito bem, usando a genética Hereford para inseminar vacas Nelore e na utilização da fêmea meio sangue Hereford e o touro Braford andam muito bem. A pecuária mineira tende a crescer muito com espaço promissor para as raças, estes produtos de cruzamentos bem como o Braford tem uma grande adaptação em todo o território nacional. O crescimento esperado será grande de cinco a dez anos”, destaca.

Ferreira lembra também que em muitas visitas feitas aos criadores da região que estão produzindo touros Braford, é possível verificar que quando se chega para a confirmação dos machos já tem 80% dos touros pré comercializados. “Isso comprova a demanda pelas raças no Estado”, complementa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.