CI

Webinar debate o papel e a valorização da mulher nas atividades rurais

Evento será no Dia Internacional da Mulher


Foto: Pixabay

Mulheres que empreendem e transformam. Este é o tema do webinar especial promovido pela Emater-MG para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O programa receberá especialistas no assunto e agricultoras. O evento também exibirá vídeos com experiências de sucesso de mulheres no campo. O webinar pode ser acompanhado pelo canal do Youtube da Emater-MG, a partir das 13h30, no dia 8 de março. 

A abertura do evento contará com a participação da presidente da Emater-MG, Luisa Barreto. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo na empresa. “A gente percebe as mulheres ocupando cada vez mais lugares importantes de destaque no setor agropecuário. Pesquisas mostram que, em 2013, 10% dos postos de comando em propriedades rurais eram ocupados por mulheres. Em 2017, esse percentual já era de 31%. Um crescimento muito expressivo. Isso dá mais representatividade às mulheres e, mais do que tudo, um caminho natural de uma participação mais igualitária entre mulheres e homens dentro do setor agropecuário”, diz. 

Empreendedorismo

Uma das palestras será ministrada pela professora e pesquisadora do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da instituição, Viviani Silva Lírio. Ela irá falar sobre a importância da mulher no empreendedorismo e na liderança no meio rural brasileiro. 

Segundo a professora, o papel da mulher nas atividades econômicas tem sido mal compreendido. Entre os motivos para dessa desvalorização da mulher, Viviani Lírio cita os aspectos culturais, históricos e a construção do patriarcado brasileiro.  Para a pesquisadora, a mulher tem um papel de extrema importância no empreendedorismo de diversas atividades, fato que precisa ser cada vez mais reconhecido pela sociedade. “Há milhares de mulheres no meio rural, que diariamente respondem pela organização e gerenciamento das suas propriedades. Essas mulheres não são colaboradas apenas. Elas respondem pela gestão, condução, pelo sucesso, pelo encaminhamento daquela atividade que, no mais das vezes, responde pelo sustento da família inteira”, afirma Viviani Lírio. 

De acordo com a professora da UFV, a valorização da mulher nas atividades econômicas passa por uma construção coletiva. “Nós precisamos chegar política e estrategicamente aos tomadores de decisão. São eles que, uma vez convencidos, vão compreender melhor essa realidade e de fato tratar esse tema com a relevância que merece”, diz.

Experiências de sucesso

Entre as experiências de sucesso que o webinar irá apresentar, está o trabalho desenvolvido por um grupo de mulheres no município de Carlos Chagas, nos Vale do Jequitinhonha. Depois de passarem por dificuldades econômicas com a produção e venda de biscoitos, três produtoras conseguiram dar a volta por cima, com a orientação técnica da Emater-MG. 

O grupo foi capacitado pelos extensionistas da empresa e, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), conseguiu construir uma agroindústria de biscoitos. Os produtos são vendidos no comércio local e para escolas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). 

Além de palestras e vídeos, o webinar será um momento de debate e homenagens às mulheres. Confira aqui a programação

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.