Semeadura de milho para silagem avança no Rio Grande do Sul
Semeadura atinge 25% da área estimada
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (12), a semeadura de milho destinado à silagem está em progresso no Rio Grande do Sul, com uma proporção de aproximadamente 25% da área média estadual já plantada. O ritmo de implantação é mais lento e escalonado em comparação às lavouras destinadas à colheita de grãos.
Veja mais informações sobre fitossanidade no Agrolinkfito
A recente precipitação, variando entre 20 e 50 mm, tem favorecido a germinação, a emergência e o desenvolvimento das lavouras recém-implantadas, que mostram um bom desenvolvimento e estande de plantas. A cigarrinha-do-milho está sendo constantemente monitorada e ocasionalmente controlada.
A previsão para a Safra 2024/2025 indica um total de 357.311 hectares destinados à silagem no Estado, com uma produtividade estimada de 38.440 kg/ha. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, a semeadura avançou para 35% da área estimada, enquanto na região de Frederico Westphalen, o avanço atingiu 60% da expectativa inicial. Em Santa Rosa, há expectativa para o início da semeadura, particularmente se as condições de umidade do solo permanecerem adequadas com as precipitações previstas.