CI

IBGE eleva previsão de safra de café do Brasil, com revisão em dados de MG

Produção de arábica do Brasil foi estimada em 44,8 milhões de sacas, aumento de 2,5 por cento em relação ao mês anterior


A produção de arábica do Brasil foi estimada em 44,8 milhões de sacas, aumento de 2,5 por cento em relação ao mês anterior, após uma alta de 3,5 por cento no total colhido em Minas Gerais. A produção mineira deve alcançar 31,4 milhões de sacas, com participação de 70,2 por cento do total produzido no Brasil.

Em relação ao ano anterior, a produção do café arábica apresentou crescimento de 28,2 por cento. “A excelente safra decorreu da bienalidade positiva, do clima mais chuvoso nas principais regiões produtoras e dos maiores investimentos em tratos culturais realizados pelos produtores”, disse o IBGE em nota. Com a revisão, a estimativa do instituto ficou bem próxima da estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 59,9 milhões de sacas.

A Conab deve atualizar seus números da safra 2018 na próxima terça-feira. Para o café conilon, a produção pelo IBGE foi estimada em 14,8 milhões de sacas de 60 kg, queda de 0,5 por cento ante o mês anterior. Em novembro, houve redução das safras de Rondônia (1,2 por cento) e Minas Gerais (12,3 por cento).

Em relação ao ano anterior, a produção do café conilon apresentou crescimento de 30,4 por cento, sendo que os aumentos mais consideráveis foram informados por Espírito Santo (53,0 por cento) e Bahia (15,7 por cento), após uma seca que atingiu esses Estados em anos anteriores. A grande safra tem permitido embarques mensais recordes de café do Brasil. Na tarde desta terça-feira, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil divulga dados de novembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.