CI

CNA leva Projeto Forrageiras para o Pecnordeste 2018

Os produtores rurais que circularam pela feira durante os dias do Pecnordeste conheceram as iniciativas do Projeto Forrageiras


Os produtores rurais que circularam pela feira durante os dias do Seminário de Pecuária (Pecnordeste), em Fortaleza (CE), conheceram as iniciativas do Projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Uma delas é o aplicativo Orçamento Forrageiro, que auxilia o produtor na gestão do recurso forrageiro disponível na propriedade. O APP será apresentado aos visitantes no espaço chamado showroom, no estande do projeto e durante oficinas na arena. Nos três locais será possível conhecer o aplicativo e fazer simulações em totens e tablets disponíveis ao público.

“O produtor pode acessar o aplicativo através de uma conta de e-mail ou rede social e ao preencher algumas informações como tamanho da propriedade, tipo de vegetação e número de animais, por exemplo, o APP estima o saldo de reserva alimentar e esta informação permite ao produtor realizar o planejamento estratégico do potencial forrageiro da propriedade”, explicou Ana Carolina Mera, assessora técnica do Instituto CNA.

“Ao final, o APP informa se ele tem forragem suficiente para alimentar o rebanho, se não tem, o que ele precisa produzir mais, sugere que ele venda um número x de animais. Com isso, o produtor consegue visualizar como gerir os recursos forrageiros de forma mais eficiente e lucrativa.” 

O Projeto Forrageiras para o Semiárido completa um ano e está sendo implantado em todos os estados do Nordeste, além da região norte de Minas Gerais, com 13 Unidades de Referência Tecnológica (URTs) representativas do semiárido brasileiro. O projeto visa avaliar o potencial produtivo e a adaptação das plantas forrageiras às condições climáticas da região. 

“Também estamos apresentando ao público todas as plantas forrageiras que estão sendo testadas nas Unidades de Referência. A intenção é explicarmos a lógica do projeto, a sequência de informações e o que esperamos como resultado ao final da iniciativa“ ressaltou Ana Mera. 

As Unidades de Referência Tecnológica estão pesquisando 32 plantas forrageiras entre gramíneas anuais e perenes, variedades de cactáceas e de plantas lenhosas como novas fontes de alimentos para os rebanhos do semiárido.

Pecnordeste – O evento é promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) no período de 05 a 07 de julho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O tema deste ano é Gestão e mercado: o caminho para o fortalecimento da pecuária nordestina. A programação inclui palestras, mesas redondas e painéis com a participação de todos os segmentos da pecuária. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.