CI

Vinificação em espumantes é tema de webinário da Epamig

Evento acontece na sexta-feira (27). Inscrições já estão abertas


Foto: Marcel Oliveira

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove nesta sexta-feira, 27 de novembro, mais um evento online sobre vitivinicultura. Desta vez, o tema abordado pela enóloga Isabela Peregrino será vinificação em espumantes. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site.

O evento, marcado para às 16 horas, integra uma série de webinários iniciada no mês de julho, que já discutiu temas como implantação e condução de vinhedos; tratos culturais; controle fitossanitário; poda e produção de vinhos tintos, brancos e rosés. Além de interagirem com perguntas via chat ou ao vivo, os participantes também poderão tirar dúvidas por email. A mediação será da pesquisadora Renata Vieira da Mota, coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da Epamig.

Espumantes mineiros

As pesquisas da Epamig para a produção de espumantes contemplam a adoção de clones, porta-enxertos e de diferentes técnicas de manejo, além de sistemas de condução específicos e do uso de metodologia semelhante à francesa champenoise para a elaboração da bebida. Além de disponibilizar o pacote de tecnológico, a empresa também oferece o serviço de vinificação no Campo Experimental de Caldas, no Sul de Minas.

Em Minas Gerais estima-se que a produção atual seja de 50 mil litros/ano. Na região da Serra da Mantiqueira, a bebida elaborada com uvas Chardonnay tem-se destacado pela qualidade e demonstrando ter um excelente terroir. Em 2019, a Epamig deu início à comercialização do espumante da marca própria, disponível nos Empórios em Belo Horizonte e em Juiz de Fora e no Campo Experimental de Caldas

Inovação na taça

Na próxima segunda, 30 de novembro, às 15 horas, a enóloga Isabela Peregrino participa da live “Inovação na taça: o segredo dos vinhos mineiros premiados internacionalmente”, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). A transmissão será pelo perfil de Instagram da Fundação (@fapemig).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.