CI

Saiba como cultivar hortas em pequenos espaços em novo vídeo da Epamig

Hortaliças populares, não convencionais e até frutas: veja dicas para cultivar uma horta em casa


Foto: Marcel Oliveira

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, um dos termos mais acessados nas buscas do Google faz referência ao cultivo de hortas em pequenos espaços. Com grande parte da população passando mais tempo dentro de casa, o interesse pelo cultivo de hortaliças que possam ser consumidas no dia a dia cresceu.

Salsinha, cebolinha, hortaliças não convencionais como peixinho, vinagreira, azedinha e physalis, e até algumas frutíferas como pitanga e amora são alguns dos exemplos de plantas usadas no preparo diário de alimentos e que podem ser cultivadas em pequenos jardins e até em vasos. A escolha do recipiente, das sementes e a manutenção de água e luz solar são alguns dos passos que devem ser considerados para quem quer ter uma horta produtiva em casa.

De acordo com Wânia Neves, pesquisadora em agroecologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), todas as espécies de hortaliças podem ser cultivadas em espaços domésticos. "Todas elas podem ser plantadas em pequenos espaços. Só vale observar que hortaliças que crescem como trepadeiras, como o chuchu, por exemplo, requerem um espaço maior e há necessidade de tutorar a planta, ou seja, colocar materiais como bambu para conduzir o crescimento dela”, ensina.

Uma boa medida para saber em que tipo de ambiente uma planta pode ser cultivada dentro de casa é observar o porte dela. “As raízes dão o indicativo do recipiente ou espaço que poderá recebê-las”, acrescenta a pesquisadora. Ainda de acordo com Wânia, as plantas de porte grande, naturalmente têm raízes maiores e precisarão de recipientes mais amplos. Entre as hortaliças mais comuns para plantio e consumo doméstico estão o alface, tomatinho cereja, couve, cenoura, salsinha e cebolinha.

Frutíferas

Outra boa possibilidade de cultivo em casa são as frutas. “Frutíferas podem ser cultivadas em recipientes maiores e, geralmente, de cimento. As mais comuns são pitanga e amora, mas outras, como limão e até jabuticaba, também produzem em vasos”, indica Wânia.

A pesquisadora aconselha que, no caso das frutas, para uma melhor produção é indicado adubar a terra com adição de matéria orgânica, como esterco de boi ou adubo mineral formado pelos três nutrientes mais importantes: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), (NPK).

Em vídeo postado no canal oficial da Epamig no YouTube, é possível acompanhar dicas e um passo a passo básico de como cultivar hortaliças em pequenos espaços.

Agrotecnologia no dia a dia

A série “AgroTecnologia no dia a dia” é uma ação comemorativa aos 46 anos da Epamig e tem como objetivo apresentar conteúdos que representem a presença das tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária no cotidiano da população.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.