CI

Fazenda passa a exportar laranja para Espanha

Regras rígidas de sanidade foram seguidas para comercialização a fruta para a União Europeia


Foto: Pixabay

Minas Gerais é destaque na produção de laranja, sendo o segundo maior produtor no ranking nacional. Prata, Comendador Gomes, Frutal, Uberlândia e São Sebastião do Paraíso são os principais municípios produtores. Agora o município de Piedade do Rio Grande, na região de Campos das Vertentes, vai passar a exportar laranja para a Espanha.

A fazenda produtora conquistou o feito inédito cumprindo exigentes medidas fitossanitárias. Com apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) foi realizado um acompanhamento contínuo da propriedade rural, vistoriando as normas sanitárias exigidas para a comercialização da fruta e intermediando o cadastro de exportação do produtor de citros junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O local também aplicou as medidas integradas para o Sistema de Manejo de Risco (SMR), que é uma exigência do país importador para assegurar a sanidade, principalmente da Pinta Preta, praga que provoca queda dos frutos.
 
Entre as regras para exportação de citros também está o armazenamento das frutas em uma packing house, espécie de galpão onde os produtos são recebidos antes de seguirem para o consumo em condições de prepará-los para transporte e comercialização, dispondo as frutas para a lavagem, sanitização, seleção, classificação e embalagem.

As primeiras caixas de frutas estão sendo embaladas e devem seguir para a Europa em breve. “É grande o desafio de exportar laranja para a Espanha, pois é um país extremamente exigente com relação às medidas fitossanitárias, não apenas ao controle de pragas, mas também ao uso de defensivos”, destacou o responsável pela fazenda, engenheiro agrônomo Renato de Biase.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.