CI

Termina neste dia 10 o prazo para declarar vacinação contra a febre aftosa em Minas

Infraestrutura digital oferecida pelo IMA estimula pecuarista a enviar documento exclusivamente de forma online


Foto: Marcel Oliveira

Pecuaristas de Minas Gerais têm até a próxima sexta-feira (10) para comprovar a vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos de todas as idades. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), continua recebendo as declarações exclusivamente de forma digital. No site www.ima.mg.gov.br o pecuarista pode comprovar a imunização dos animais usando o formato eletrônico de declaração ou, caso tenha cadastro, acessando o Portal de Serviços do Produtor. Uma outra opção é o envio do documento para o e-mail da unidade do IMA de sua região.

Apesar do enfrentamento da Covid-19, a primeira etapa anual da campanha realizada excepcionalmente nesta edição durante dois meses, iniciada em 1º de maio, confirma o zelo dos pecuaristas com a sanidade dos animais. Além disso, o desempenho favorável dos servidores envolvidos na gestão da vacinação endossa a força de iniciativas no âmbito do desenvolvimento da tecnologia e inovação no IMA, cuja infraestrutura digital tem permitido, por exemplo, o recebimento das declarações exclusivamente de forma online.

O diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, reverencia a parceria com o produtor rural mineiro, reconhecendo sua responsabilidade e cuidado frente à imunização do seu rebanho, medida que preserva a sanidade dos animais e abre mercados para o estado. “Amigo pecuarista, estamos caminhando para mais um final da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais. Gostaria de contar com seu apoio, pois na próxima sexta-feira é o prazo para comprovar a vacinação perante o IMA. Reforço nosso compromisso com a importância da imunização nesse momento, para que o próximo passo seja a retirada de vacinação contra a febre aftosa. Com isso, conseguiremos abrir novos mercados e valorizar ainda mais a pecuária mineira”, lembra Fernandes. A imunização dos animais é fundamental para o estado manter o reconhecimento internacional de zona livre com vacinação. Esse cenário favorece o agronegócio, pois estimula o acesso a mercados internacionais, contribuindo para o Produto Interno Bruto (PIB).

Balanço positivo - Dados apurados pela Gerência de Defesa Sanitária Animal do IMA nesta quarta-feira (8) mostram o balanço positivo da campanha. A expectativa é que o percentual de vacinação dos animais supere os 95% com as declarações enviadas até sexta-feira (10). Minas Gerais possui cerca de 23 milhões de bovinos e bubalinos.

Vacinação monitorada - Gerente de Defesa Sanitária Animal do IMA, o médico veterinário Guilherme Costa Negro Dias, informa que a vacinação em todo o estado é diariamente monitorada. “A campanha foi bem-sucedida e ocorreu dentro do previsto, mesmo diante do enfrentamento da Covid-19. O resultado mostra a dedicação de nossos servidores que se adaptaram para oferecerem de forma online o melhor atendimento ao produtor rural”, destaca.

Procedimentos digitais - Entre os destaques dos novos procedimentos digitais está a prática da fiscalização remota que tem sido paulatinamente implantada nas gerências técnicas, coordenadorias regionais e escritórios seccionais do IMA. Para tanto, foi necessário organizar processos a partir do uso das tecnologias da informação. A fiscalização remota foi regulamentada pela portaria do IMA nº 1977, de 04 de maio de 2020. Ela se dá principalmente pela análise de documentos e dados dos sistemas oficiais e sua confrontação com as normas sanitárias, visando apurar qualquer possível descumprimento por parte dos fiscalizados.

O IMA lembra que, desde março deste ano, o atendimento presencial nos escritórios em todo o estado está temporariamente suspenso, em virtude de medidas preventivas à Covid-19. Diversos serviços podem ser solicitados e as informações constam em www.ima.mg.gov.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.