CI

Governo se pronuncia sobre fusão da Epamig e Emater-MG

A Emater e a Epamig são empresas públicas vinculadas à secretária de Estado de Agricultura


Foto: Victor Otsuka

Por meio de nota oficial, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse que os estudos encomendados em novembro passado sobre a possibilidade de integração entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) mostraram que os trabalhos devem seguir de maneira individual em cada empresa.

"Tais estudos indicaram a necessidade de adoção de ações no sentido de reorganização e fortalecimento das atividades das duas empresas de maneira individual, neste momento", diz um trecho.

Os projetos em questão são os que tramitam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e propostas que se referem à pesquisa agropecuária, revisão de processos, otimização de estrutura organizacional, implantação de ações de inovação, revisão do portfólio de serviços. "Eles têm vistas à ampliação de receita e outras medidas que permitirão um melhor serviço aos produtores rurais mineiros", destaca Zema.

A proposta de fusão dos dois órgaos teria por objetivo a economia de recursos públicos e, segundo o governo “um modelo de fortalecimento a partir da integração das empresas para tornar o sistema agropecuário de Minas Gerais mais eficiente nas ações de assistência técnica, extensão rural e desenvolvimento de pesquisas, soluções tecnológicas e inovação”.

A Emater e a Epamig são empresas públicas vinculadas à secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG) que atuam de forma integrada no setor agropecuário mineiro.  A Emater atende cerca de 400 mil agricultores, sendo que a maioria vem da agricultura familiar. Já a Epamig criada em 1974, realiza pesquisa para melhorias da agricultura. Ambas enfrentam falta de trabalhadores, com PDV’s e falta de investimentos. O governo mineiro já tentou extinguir a Emater em 1998 e voltou atrás pela pressão social.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.