CI

Como vai ser o clima no começo de agosto?

Primeiro final de semana deve ser gelado na maior parte do Brasil


De acordo com levantamento do Climatempo agosto começa com frio em grande parte do Brasil. Já neste final de semana uma massa de ar polar avança sobre a América do Sul, despencando as temperaturas no Sul. 

Esta onda de frio é menor do que a registrada no meio de julho mas não está descartada possibilidade de neve no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (1º) a chuva se espalha por todo estado. As temperaturas podem atingir os 27 graus na Região Metropolitana. Depois da chuva vem o frio e sábado e domingo devem ser gelados, com mínimas próximas de 0 e máximas podem ficar abaixo dos 10 graus na Serra.

A partir de terça-feira (6) os efeitos do ar de origem polar diminuem bastante, inclusive sobre a Região Sul.
O frio não fica restrito ao Sul. Devem ser atingidas áreas  do Mato Grosso do Sul, o centro, oeste e sul de Mato Grosso, o centro-sul de Goiás, Rondônia, Acre, sul do Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, o Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Zona da Mata Mineira, região de Belo Horizonte/cidades históricas, o sul do Vale do Rio Doce e o centro-sul do Espírito Santo. As demais áreas do Centro-Oeste e do Sudeste vão sentir o ar frio de forma fraca.
 
 Durante a passagem desta nova onda de frio, temperaturas abaixo de 0°C poderão ser observadas nos estados do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, em Minas Gerais e em Mato Grosso do Sul. No Rio de Janeiro, a temperatura deve ficar negativa na parte mais elevada do Parque Nacional do Itatiaia.

Neve e geada
 
 Entre a tarde de sexta-feira (2), e a manhã de sábado (3) há chance de nevar (ou de outras precipitações sólidas de inverno) nas áreas da serra do Rio Grande do Sul e da serra e do Planalto de Sul de Santa Catarina. Mas não se pode descartar completamente a chance de nevar no planalto norte catarinense.  Há chance remota de alguma neve no sul do Paraná. Também deve ter geada, com potencial de ser generalizada. O fenômeno pode ocorrer nos dias 3, 4,5 ,6 e 7 no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e  nos dias 3, 4  e 5 no Paraná.

Esta massa de ar frio tem potencial para provocar geada em algumas áreas da Região Sudeste. Em São Paulo pode gear em algumas áreas próximas da divisa com o Paraná e na Mantiqueira. No Rio de Janeiro, pode gear nos dias 4 e 5na região mais elevada do sul fluminense que fica na Mantiqueira. Em Minas Gerais em áreas do Sul de Minas. Não há expectativa de geada para o Espírito Santo.
 
Em Mato Grosso do Sul, a geada deve voltar a ocorrer em áreas do sul e sudoeste do estado.  Não há expectativa de geada para as demais áreas da Região Centro-Oeste e nem para os estados da Região Norte que serão afetados por esta nova onda de frio.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.