CI

MG: “Feira Segura” agrada produtores e consumidores

As centenas de pessoas que estiveram na Feira Segura


Foto: Divulgação

As centenas de pessoas que estiveram na Feira Segura promovida pelo Sistema FAEM/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato Rural de Carangola na última terça-feira (04) encontraram a alegria típica das feiras em um ambiente organizado com produtores preparados para um atendimento adequado ao contexto de pandemia, e o formato agradou.

Frequentador assíduo da feira, Domingos Sávio Laviola achou “sensacional ter tudo já ensacolado e separado”. Ele reparou que a Feira Segura possibilitou retorno de muitos feirantes.  “Isso é muito bom porque temos mais mercadorias e mais qualidade. Enquanto está essa pandemia a gente tem que buscar os alimentos direto da horta e essa idéia de feira foi muito boa e eficiente. Todos estão de parabéns”.

Também cliente fiel da Feira do Produtor, Cassia Rodrigues se surpreendeu positivamente com a ‘Feira Segura’. “Todos os produtores e barracas muito bem equipados e os alimentos embalados me fizeram sentir mais conforto e segurança”, afirmou.

O casal Felipe e Edivania Leoni comercializa verduras, legumes, frutas, ovos, feijão, rapadura, fubá e café. Para Felipe o evento foi “muito importante porque desenvolve mais um jeito de vender, além de ser mais seguro tanto para quem compra quanto para quem vende”.

Com a barraca já esvaziada pelas boas vendas dos pães, bolos, doces e biscoitos “Delícias do Sítio” além de verdura e legumes, o produtor Márcio da Silva Nogueira declarou que o evento foi “um passo a mais na implementação de ações essenciais para que a gente possa conseguir trabalhar”.

O agricultor e apicultor, Rogério Lopes acredita que a ‘Feira Segura’ foi uma ótima oportunidade de mostrar o diferencial do município tanto na qualidade dos produtos quanto na preocupação com os clientes. “Vamos cada vez aprendendo mais e utilizar esse conhecimento aqui na feira e garantindo segura para todos”.

A enfermeira Karina Rosa Oliveira ministrou o Seminário “Cuidados em tempos de Covid 19” Destacou que todos os feirantes tiveram bastante interação, tiraram dúvidas durante os preparativos e que o resultado foi o melhor possível. “É muito gratificante vê-los trabalhar com segurança colocando em prática as recomendações exigidas”. 

Interessado em promover o novo formato de feira em Manhumirim, o mobilizador do Sindicato no município, Rudson Curcio, diz ter gostado do que viu em Carangola. O secretário de comércio de Manhumirim, Ronan Araújo destacou que o evento fez jus ao nome prezando pela higiene e cuidado com os alimentos vendidos. “Estou muito impressionado e saio daqui feliz para ler a ideia a minha cidade”.

A boa impressão também foi compartilhada pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município vizinho André Heringer. “O evento acrescentou muito aos agricultores da região e serve de exemplo de organização para nós”.

Balanço positivo

O gerente do escritório regional de Viçosa, Marcos Reis acompanhou o evento e parabenizou a todos pela dedicação na execução do modelo de organização proposto pelo Sistema FAEMG. 

A mobilizadora Fernanda Azevedo faz um balanço positivo do evento ressaltando que os produtores e consumidores ainda estão ainda se adaptando ao novo contexto e a Feira Segura contribuiu para o desenvolvimento de todos os envolvidos. “Foi muito bom. O movimento estava menor por conta da pandemia, mas a Feira Segura trouxe o que precisava para melhorar. E nossa intenção é continuar divulgando essa preocupação com a segurança de todos e incentivar as pessoas a voltar a participar conosco cada dia mais.”

Vale ressaltar que a Feira do Produtor que existe há pouco mais de um ano e contou com o apoio do SENAR para sua estruturação. Fernanda destaca “que e nesse momento o Sistema, mais uma vez, participa  oferecendo possibilidades de atuação aos agricultores locais”.

Feira Delivery

Organizada com início do isolamento social para manter parte da renda do produtores, a Feira Delivery também funcionou durante o evento com retirada dos pedidos no  local feitas pelo sistema Drive thru. Idealizadora do formato de compra on-line, a produtora de derivados do leite Naiane Finotti comemorou a parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES para a realização da Feira Segura.

Para ela, a capacitação e orientações oferecidas pelo SENAR “trouxe um diferencial que nenhuma feira tem trabalhado aqui na região, que é buscar a segurança do público e a nossa também. E isso incentiva tanto consumidores quanto produtores a voltarem a freqüentar a feira”. Assista ao depoimento de Naiane.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.