CI

Epamig realiza 2º Encontro Tecnológico do Vale do Rio Pomba

Evento será online e inscrições podem ser feitas pela internet


Foto: Pixabay

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizará nos dias 23 e 24 de setembro, por meio de webinar, a 2º edição do Encontro Tecnológico no Vale do Rio Pomba. A programação abordará temas como as potencialidades do café canéfora, a produção sustentável do café conilon, cultivares de arroz, além de compartilhar resultados sobre intensificação de pastagens e manejo produtivo na piscicultura. O evento acontecerá das 18h às 19h30 e as inscrições podem ser feitas no site da empresa (clique aqui).

No primeiro dia de webinar, os pesquisadores Fábio Tancredi e Waldênia de Melo Moura irão abordar as possibilidades e técnicas para a cafeicultura. “Minas Gerais possui potencial para se tornar um grande produtor de café canéfora. As projeções são de aumento da produção, consumo e exportação. Iremos mostrar que a cultivar se configura como uma boa oportunidade”, incentiva Tancredi.

Na sequência, Waldênia Moura falará sobre o manejo de café conilon. Para encerrar o primeiro dia, o pesquisador Plínio Soares apresentará resultados de pesquisas com a indicação das cultivares de arroz mais adaptadas para Minas Gerais.

As apresentações sobre piscicultura serão feitas pelos pesquisadores Alexmiliano Vogel e Giovanni Resende. Os participantes serão orientados sobre o aproveitamento de açudes e técnicas para a criação de peixes em tanque rede. Sistemas produtivos, distinção entre reservatórios e açudes particulares, caracterização do ambiente produtivo, escolha do local, dimensionamento, simulações e estudos de casos também estarão entre os pontos abordados.

“Vamos falar sobre os cuidados que devem ser tomados quando se pretende cultivar peixes comerciais utilizando o sistema de tanques-rede instalados em açudes particulares. O objetivo é mostrar ao produtor o diferencial em ganho de eficiência e segurança quando ele atende as principais recomendações e detalhes dessa estratégia produtiva”, explica Rezende.

A Intensificação do uso de pastagens será o tema trabalhado por Domingos Sávio. O pesquisador vai abordar técnicas de manejo e de adubação para intensificar, estender o uso das pastagens e proporcionar melhoria aos rebanhos. Domingos vai utilizar o Informe Agropecuário da Epamig sobre produção intensiva de pastagens como apoio para sua apresentação.

As pesquisas são desenvolvidas em parceria com a Emater-MG, Embrapa, UFLA, Incaper, UFV e Unimontes, com financiamento da Fapemig, CNPQ e Consórcio Pesquisa Café.

Serviço

Evento: 2º Encontro Tecnológico no Vale do Rio Pomba

Data: 23 e 24 de setembro de 2020

Horário: 8h às 19h30

Inscrições gratuitas: http://www.epamig.br/encontro-tecnologico-vale-rio-pomba/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.