CI

Emater-MG lança Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal de 2020

Inscrições vão até dia 6 de novembro


Foto: Marcel Oliveira

Foi anunciado nesta terça-feira (20/10), o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que este ano terá edição especial pelos 300 anos de Minas. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 6 novembro. As fichas preenchidas devem ser entregues nos escritórios locais da Emater-MG, no município de onde o queijo é produzido. O regulamento e a ficha de inscrição estão publicados no site da Emater-MG: www.emater.mg.gov.br.

Minas Gerais possui sete regiões caracterizadas e reconhecidas como produtoras de Queijo Minas Artesanal. São elas: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é promovido todo ano pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o objetivo de estimular a produção de queijos de qualidade, promover a divulgação entre consumidores e incentivar a legalização de queijarias.

Evento de lançamento

O lançamento da competição de 2020 foi feito pelo presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, durante seminário on-line promovido pela empresa com o tema:  “Queijos de leite cru: valorização da produção mineira”. O evento celebrou o Dia Internacional de Valorização dos Queijos de Leite Cru, comemorado no último dia 17. “A agenda do queijo faz parte do dia a dia dos trabalhos da Emater, junto às equipes técnicas dos escritórios.  Ela é muito importante, pois o queijo faz parte da cultura e tradição do povo mineiro. E o concurso valoriza o produtor dele”, destacou. 

O seminário também contou com a participação da secretaria de Estado de Agricultura, Ana Maria Valentini, que gravou um vídeo, de técnicos da Emater-MG, da Seapa e de representantes de produtores de queijos artesanais de Minas Gerais.

Valentini lembrou que Minas é a principal bacia leiteira do pais e o Queijo Minas Artesanal tem um valor expressivo no processamento desse produto.  “Por ano são produzidos nove bilhões de litros de leite, o que corresponde 26% do país. Parte deste volume é transformado em queijo e os maiores destaques são os queijos artesanais, fabricados a partir de leite cru, que não foi pasteurizado, nem passou por processo térmico. E isso torna o queijo único por sua complexidade de sabor, diversidade e história. Ele é um queijo vivo”, ressaltou.

Regulamento

A competição vai premiar os cinco primeiros colocados. Os queijos serão avaliados em sabor, textura, aroma, apresentação, cor e consistência, por um júri qualificado, formado estudiosos da produção queijeira e por profissionais com ampla experiência na área. Também haverá um prêmio do júri popular formado por jornalistas.

Podem se inscrever os produtores pertencentes a qualquer das tradicionais microrregiões produtoras e também os localizados em municípios fora das regiões caracterizadas, conforme permitido pela Lei 19.492 de 2011, desde que esteja legalizado junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Também estão aptos a participar do concurso os produtores legalizados junto ao Serviço de Inspeção Municipal e/ou Consórcio Regional de Inspeção, desde que o município onde está a propriedade faça parte de uma das sete regiões caracterizadas.

Por causa da pandemia, o julgamento e a solenidade de premiação deste ano terão restrição de público. A entrega dos prêmios será em Belo Horizonte no final de novembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.