CI

Pecuaristas criam entidade para fomento da raça bovina Murray Grey

ABMGG surge com o propósito de estabelecer e promover a raça no mercado de carnes nobres e genética nacional


Foto: Divulgação

O mercado de carnes nobres e genética bovina no Brasil acaba de ganhar mais uma suculenta opção, a raça Murray Grey e Greyman. De origem australiana e marmoreio diferenciado, esta raça e seus cruzamentos já contam com cerca de 20 criadores associados no país. Eles desenvolvem pesquisas, realizam transferências de embriões e adquirem sêmen de touros P.O com a finalidade de adaptar e estabelecer mais um polo nacional de criação do rebanho no mundo.

É neste cenário que nasce a ABMGG, que a exemplo de entidades australianas e argentinas, surge para consolidar a presença deste rebanho no Brasil. De acordo com o presidente da entidade, Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, da Cabanha Guarita, a proposta é fomentar o mercado de carnes nobres em cima da raça, além de oportunizar a troca de informações, conhecimentos e práticas com criadores de países do Mercosul, EUA, Canadá, Austrália, entre outros.

“Tem pessoas no Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, além do Rio Grande do Sul, por exemplo, interessadas em expandir a raça e seus cruzamentos. A Associação pretende agregar e promover a raça e mostrar onde tem Murray Grey, os cruzamentos, embriões e as cabanhas interessadas”, complementa o pecuarista.
O primeiro registro da presença da raça bovina Murray Grey em território brasileiro aconteceu no Rio Grande do Sul, em 2013, com os primeiros exemplares P.O da raça chegando ao país. A porta de entrada foi o município de Palmeiras das Missões, através da iniciativa pioneira do próprio pecuarista Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, da Cabanha Guarita.

Sobrinho salienta que já é possível comprar sêmen Murray Grey aqui no Brasil, oriundos de quatro touros de alta qualidade. Isto é, não há necessidade de importar material genético de fora, pois a oferta nacional atende à demanda satisfatoriamente.
“Hoje temos touros P.O aqui no Rio Grande do Sul, que suprem a necessidade para quem vai começar o rebanho. São animais Murray Grey de transferência de embrião que vieram da Austrália e foram feitos na Argentina e no Uruguai e que nós importamos para cá”, garante o criador.

Características

De porte exuberante, a raça se apresenta com pelagem clara, mucosa preta, marmoreio diferenciado e baixo teor de gordura na área subcutânea. Os animais são rústicos, precoces e dóceis. As fêmeas têm facilidade de parto e são ótimas mães. A raça apresenta ótima conversão alimentar nos mais diferentes sistemas de alimentação.

Também é possível o cruzamento específico de Murray Grey com zebuínos como Brahman ou Nelore, formando a raça sintética Greyman, a qual também surgiu na Austrália e existe nos mais diversos países.
O Greyman é um animal de ótimo relevo muscular, de fácil acabamento, muito dócil e de fácil manuseio. São animais de pelagem clara e mucosa escura. Também possuem bastante marmoreio e menos gordura subcutânea. Por estas características o Greyman é muito usado em zonas de climas quentes.

Adaptação

O padrão racial e o biótipo funcional do Murray Grey ajudam a estabelecer e adaptar a raça em diversos países. No Brasil, atualmente, a raça Murray Grey e Greyman já contam com criadores de animais P.O e cruzados em Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, além do Rio Grande do Sul.

A história da raça

O primeiro bezerro cinzento, como também é conhecido o Murray Grey, foi criado por acaso de um pai Angus sobre uma vaca Shorthorn Roan clara, em Thologolong, no Rio Murray. É uma raça de gado de corte australiano que foi desenvolvido no alto vale da região, na fronteira entre Nova Gales do Sul e Victoria. A partir deste momento, esta e outras vacas passaram a produzir muitos bezerros cinzentos para diferentes touros Angus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.