CI

Em Uberaba, CNA debate mercado internacional para carne brasileira

João Martins participou da reunião da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte


A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte (CNBC), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA realizou, nesta sexta (28), véspera da abertura oficial da 83ª ExpoZebu, reunião em que foi debatida a participação da carne bovina brasileira no mercado internacional.
 
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, fez a abertura dos trabalhos destacando “a qualidade e a competitividade da carne brasileira no mercado internacional”. João Martins disse que, com os passos que estão sendo dados, na área de melhoramento genético e novas tecnologias, está certo de que “em poucos anos teremos uma nova pecuária no país”, acrescentou João Martins.
 
O presidente da CNBC, Antonio Pitngui de Salvo, citou os três assuntos principais discutidos na reunião: avaliação das operações, Carne Fraca e Carne Fria; retirada da vacina contra febre aftosa; e exportações de material genético e de bovinos vivos.
 
“O nosso segmento é forte o suficiente para superar obstáculos, produzindo proteína vermelha da melhor qualidade e exportando para dezenas de países”, afirmou. O Brasil possui o maior rebanho comercial de bovinos do mundo. É o segundo maior produtor de carne bovina, sendo responsável por 16,3% da produção mundial.
 
A carne bovina brasileira é exportada para 150 países em todo o mundo, com elevado padrão de qualidade, em ambiente sustentável, explicou Antonio de Salvo.  
 
Paulo Costa, do Instituto CNA, apresentou um resumo das características do Programa de Bonificação de Raças Bovinas, uma plataforma que garante a qualidade do produto. É um projeto fundamental para permitir ao país novos mercados para a carne brasileira.
 
O Programa Pró-Genética foi detalhado por Lauro Fraga, da Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu. O projeto, a partir de agora, terá participação da CNA em parceria com a ABCZ.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.