CI

MG: Vinho Syrah da Epamig conquista medalha de ouro em concurso de qualidade

Brazil Wine Challenge aconteceu na última semana em Bento Gonçalves (RS)


Foto: Marcel Oliveira

O vinho Syrah marca própria da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), conquistou a medalha de ouro no Brazil Wine Challenge 2020. O concurso, com a chancela da Organização Internacional do Vinho e da Vinha (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), foi realizado entre os dias 13 e 15 de outubro em Bento Gonçalves (RS). Os resultados foram divulgados na última sexta-feira (16).

A 10ª edição do concurso recebeu 774 amostras enviadas por vinícolas de 16 países diferentes. A avaliação dos vinhos foi feita em provas às cegas, de acordo com as normas internacionais, por uma comissão composta por 57 degustadores vindos de diferentes regiões do Brasil, da Bolívia, do Chile, da França e da Itália. Além do Syrah Epamig, vinhos das vinícolas Bramasoli, Casa Geraldo e Casa Verrone, que empregam a metodologia da dupla poda da empresa, também receberam medalha de ouro.

Esta foi a primeira participação da Epamig em concursos de qualidade. “A ideia da inscrição surgiu em decorrência do potencial verificado nesse vinho, que apresenta uma coloração muito boa, vermelho rubi com boa profundidade, límpido e brilhante. É aromático, frutado, mas também com notas de especiarias e leve couro. Na boca, é um vinho macio, com boa estrutura, taninos maduros, acidez agradável, bom corpo e potencial para envelhecimento”, avalia a enóloga Isabela Peregrino, responsável técnica pelo produto.

O vinhedo institucional da Epamig foi implantado em 2010 no Campo Experimental de São de Sebastião do Paraíso. “A altitude de 900 metros permite a condução do parreiral sob o manejo de dupla poda. Algo que não conseguiríamos no Campo Experimental de Caldas que está localizado a 1150 metros e tem como característica o inverno rigoroso demais”, explica Isabela, acrescentando que a produção das mudas e o processamento das uvas acontecem na vinícola Experimental da Empresa em Caldas.

Safra

O vinho premiado é da safra de 2018, com colheita das uvas e elaboração no segundo semestre daquele ano. “Os tratos culturais do vinhedo foram conduzidos de acordo com manejo comercial em dupla poda, sendo uma poda de formação de ramos em agosto de 2017 e uma poda de frutificação em janeiro de 2018, e colheita manual”, destaca Isabela.

O produto foi engarrafado no segundo semestre de 2019 e já vem sendo comercializado nos Empórios Epamig em Belo Horizonte e Juiz Fora e no Campo Experimental da Epamig em Caldas. Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Negócios Agropecuários pelo telefone (31) 9 9564-0855.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.