Ferrovia vai ligar Paraná e Mato Grosso do Sul
CI
Imagem: Divulgação
INFRAESTRUTURA

Ferrovia vai ligar Paraná e Mato Grosso do Sul

Estrutura interligará interligará municípios facilitando escoamento da safra até Paranaguá
Por: -Eliza Maliszewski

A novela vinha de longa data e finalmente o governo federal editou um decreto que qualifica a Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste) no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) e cria o comitê de governança do projeto. O objetivo da parceria com a iniciativa privada é aumentar a extensão da ferrovia, formando 1.370 quilômetros e chegando a Maracaju, em Mato Grosso do Sul.

Atualmente são cerca 250 quilômetros de extensão, liga os municípios paranaenses de Guarapuava a Cascavel, com interligação até o Porto de Paranaguá, no litoral. As obras, além da ligação com o MS também prevêem a construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá e a construção de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Além disso, há o objetivo de interligar esse novo trecho à Ferrovia Norte-Sul.

A expectativa é colocar a ferrovia em leilão na B3 até o final de 2021. A ferrovia é considerada fundamental para tapar os gargalos regionais de transporte, facilitando o escoamento da safra de grãos, farelo de soja, etanol e açúcar sul-matogrossenses até o porto. Há uma estimativa inicial de investimento total na ordem de R$ 8 bilhões.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink