CI

Usinas investem em etanol de milho

Estão previstas novas unidades no Mato Grosso do Sul e Paraná


Foto: Pixabay

O milho está cada vez mais sendo demandado pelas usinas de produção de etanol. A Cerradinho Bio vai investir R$ 1 bilhão em usina de etanol de milho em Maracaju (MS). A unidade vai ter capacidade de produzir 510 milhões de litros de etanol, 310 mil toneladas de DDG e 22 milhões de litros de óleo de milho. A fábrica deve processar 1,2 milhão de toneladas do grão e gerar 100 gigawatts-hora de energia elétrica.

As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2022, com conclusão no segundo semestre de 2023. Conforme o governo de Mato Grosso do Sul, a planta industrial será construída às margens da rodovia MS-157, em uma área de 115 hectares.

A Cerradinho Bio também anunciou, recentemente, intenção de expandir sua usina de etanol de milho em Chapadão do Céu (GO). Neste caso, o investimento foi calculado em R$ 206 milhões. O objetivo seria aumentar a capacidade de processamento de milho em 32,7%, indo de 565 mil para 750 mil toneladas. Consequentemente, o potencial para a produção de etanol de milho passaria para 333 milhões de litros ao ano, ante os 250 milhões atuais.

Já a Cooperativa Agroindustrial Campo-Mourense (Coamo), a maior do país, também tem a intenção de entrar no mercado de etanol de milho. A expectativa é que a assembleia da cooperativa aprove a implantação dessa usina ainda neste ano ou no começo de 2022.

Atualmente o foco está em soja e o trigo. A Coamo quer aumentar a industrialização do milho que recebe dos produtores. Na safra 2021/22, a cooperativa deverá receber a menos 160 milhões de sacas de grãos. O milho soma 52 milhões. Atuando em regiões altamente produtivas, os 29 mil produtores associados, presentes em 71 municípios, são responsáveis por 10 milhões de toneladas de grãos do país, um percentual próximo de 3,6% de toda a produção nacional, dependendo das condições climáticas. A sede da unidade fica em Campo Mourão (PR).

Segundo relatório da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), as usinas que utilizam o milho como matéria-prima para o etanol produziram 2,57 bilhões de litros do combustível em 2020/21 (abril-março), o equivalente a quase 9% da produção total de etanol do país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.