CI

Mais de 400 pessoas participam da última edição de 2018, em Campo Grande

As palestras sobre sucessão familiar e empreendedorismo foram realizadas na sede do Sindicato Rural de Campo Grande


As palestras sobre sucessão familiar e empreendedorismo foram realizadas na sede do Sindicato Rural de Campo Grande

Uma plateia de mais de 400 pessoas de várias gerações, sendo a maioria jovem, participou do Encontro Jovens da Agropecuária, realizado nessa segunda-feira (26), na sede do Sindicato Rural de Campo Grande. Durante a abertura, o presidente do Sistema Famasul falou da relevância da participação dos jovens no desenvolvimento do agro. “Meu sentimento é de esperança, pela mudança que nós temos hoje nas diretrizes do nosso país. Assim como o tema deste evento, somos exemplo de superação. É por isso que eu acredito no país!”, salientou Saito em referência aos dois auditórios (interno e externo) lotados.

Mauricio Saito anunciou também os três finalistas regionais do CNA Jovem, classificados para a etapa nacional, em Brasília: Priscila Bueno, Fábio Camargo e Túlio Brandão. A presidente da Comissão Famasul Jovem, Roberta Maia, falou da trajetória da iniciativa que já atingiu a 12ª edição. “Esse é um evento feito por jovens, para jovens. São quatros anos trabalhando no engajamento do Agro”.

Para o diretor do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho, a iniciativa mostra como o setor produtivo vem acompanhando as novas gerações. “O agro é o nosso negócio. O agro é tech, o agro é pop e o agro é jovem”.

Em seguida o diretor do MNP, Giulian de Moraes Rios, acrescentou: “Não há limite para encontrarmos o conhecimento e o aprendizado [...] O futuro de um país passa pelas mãos dos jovens”.

Palestras - A primeira palestra foi ministrada pelo vice-presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, André Dobaschi, ministrará a palestra ‘Visão agro do empreendedorismo’, que destacou: “O jovem precisa se engajar naquilo que está disposto a fazer. É isso que vai trazer uma oxigenação no sistema. Precisamos disso, de novas visões, de uma nova pegada, de gente disposta a trabalhar melhor por um agro melhor”.

Em seguida, o empreendedor Rick Chesther contou sua história de vida, emocionando a plateia e inspirando o público ao contar sua trajetória de vendedor de água na praia palestrante em Harvard. “Eu sou o resultado do não que eu dei a todos os nãos que me deram”.

Chesther enfatizou: “O empreendedorismo é a revolução do termo ‘trabalhar por conta’”. Brincando, o palestrante fez uma alusão de sua vida ao meio rural. “Se a vida é a lei da semeadura, então a vida é agro”.

Talk Show – Em seguida, os palestrantes participaram de um debate, com a presença de Mauricio Saito e Roberta Maia. “Sobre a internet ou você navega ou você naufraga”, afirmou Chesther em referência aos avanços tecnológicos.

Participaram do evento o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; o diretor-secretário, Frederico Stella;  a 3ª diretora-secretária da Famasul, Maria Tereza Zahram; o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke; o vice-presidente do Sindicato Rural de Nioaque, Cláudio Straliotto; o delegado do Sindicato Rural de Anaurilândia, Murilo Eduardo Franciscon Ricardo; o diretor do Sindicato Rural de Maracaju, Fábio Caminha;  o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes; o secretário municipal de Políticas de Juventude e Presidente do Conselho Municial de Juventude, Maicon Nogueira e o gerente da Agraer, Araquem Ibrahim. 

O evento, com o tema Super/Ação, é uma realização do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sistema Famasul, Famasul Jovem, MNP, Sindicato Rural de Campo Grande, com o patrocínio da Monsanto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.