CI

Aumento de crédito agrícola é pauta na FPA

FPA levou à pauta da comissão a necessidade de ampliação de crédito para o próximo Plano Safra


A presidente da Frente Parlamentar do Agropecuária (FPA), Tereza Cristina, levou à pauta da comissão a necessidade de ampliação de crédito para o próximo Plano Safra. O aumento pela procura desse benefício tem aumentado em 2018. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, nos três primeiros meses da atual safra (julho a setembro), a busca pelo crédito subiu 27,9%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os valores podem se tornar insuficientes até o final do plano safra, em maio de 2019.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Juliano Schmaedecke, que participou da reunião da FPA nesta terça-feira (6), é necessário o aumento do montante disponibilizado. “A expectativa de uma safra recorde da soja coloca o agricultor em estado de ânimo, até determinado ponto, uma vez que o apetite internacional por nossas commodities se intensificam, garantindo remuneração acima dos anos anteriores e empolgando o produtor rural a investir e produzir mais. Por outro lado, acendemos o sinal de alerta e esperamos o equilíbrio entre a venda dos grãos e os custos de produção, ”, pontua.

Para o presidente da Aprosoja/MS o bom andamento da safra também justifica o aumento pela busca do crédito. “As chuvas tem garantido um plantio equilibrado e adiantado. A porcentagem de área plantada na safra 2018/2019, encontra-se superior em aproximadamente 19,8%, em relação à safra 2017/2018. Neste ciclo percebemos o aumento da procura por assistência técnica e a verificação de dados com as fundações de pesquisa do estado, formam um cenário cada vez mais seguro, nessa indústria a céu aberto”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.