Operação apreende grande quantidade de defensivos
CI
Imagem: Marcel Oliveira
MATO GROSSO DO SUL

Operação apreende grande quantidade de defensivos

Ações envolveram defensivos agrícolas irregulares e produtos contrabandeados
Por: -Eliza Maliszewski

Uma operação conjunta entre os ministérios da Agricultura e da Justiça e Segurança Pública realizaram ações para coibir o comércio e o uso de defensivos agrícolas irregulares com princípios ativos proibidos no Brasil e produtos contrabandeados dos países vizinhos.
 
As operações Agro e Hórus ocorreram no estado de Mato Grosso do Sul e resultaram na apreensão de 5.236 litros e 1.599,80 quilos de defensivos irregulares, 62 unidades de embalagens vazias de produtos sem registro no Brasil, além da fiscalização de 258 veículos em rodovia e 112 propriedades rurais. Foram 45 autuações realizadas. Ao todo 823,95 quilos de produtos apreendidos nessa operação serão destinados para destruição.
 
Segundo o Superintendência Federal de Agricultura do MS, Celso Martins, foi registrado um aumento das apreensões de agrotóxicos irregulares no estado nos últimos anos. Participaram das operações oito equipes de fiscalização, compostas pela Iagro, Polícia Militar (DOF, PRE e Batalhão de Choque), Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e auditores fiscais federais agropecuários lotados nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Brasília, além de auditores que atuam na Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
 
“Essa foi a primeira ação nacional conjunta entre o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira) e o Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), marcando a importância da cooperação entre esses órgãos para a consecução de seus objetivos institucionais em benefício da sociedade”, destacou o auditor fiscal federal agropecuário Marcos Eielson de Sá.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink