Em Mato Grosso do Sul, lavoura de soja em fase final exige manejo eficiente para evitar perda de produtividade

Manejo

Em Mato Grosso do Sul, lavoura de soja em fase final exige manejo eficiente para evitar perda de produtividade

BASF realiza o lançamento de variedade de soja SoyTech®
Por:
95 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

A safra 2018/2019 está sendo desafiadora para os agricultores sul-mato-grossenses. O clima chuvoso na época do plantio e seco no desenvolvimento das lavouras pode reduzir a produtividade da soja. A maior parte das plantações está em fase final de ciclo. O pico da colheita no estado acontece em fevereiro.

De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Mato Grosso do Sul pode ter a maior queda de produtividade do país, com redução de até 10% em comparação com o ciclo anterior. “Diante deste cenário, o manejo eficiente de pragas, doenças e plantas daninhas é indispensável para melhorar e alcançar bons resultados nesta safra. O agricultor que investir em tecnologia vai produzir melhor”, explica Helio Cabral, gerente de Marketing Soja da BASF.

Principais cuidados

Um dos maiores desafios é o controle das plantas invasoras, porque há importantes plantas daninhas resistentes ao herbicida glifosato. Nestas áreas, é preciso monitorar e utilizar manejo eficiente, incluindo herbicidas com outros princípios ativos. “As infestações de capim amargoso resistente estão cada vez mais comuns. É preciso usar herbicidas específicos para o controle de plantas de folhas estreitas, como o AmplexusTM. Quando a infestação for de buva ou caruru, ambas plantas de folhas largas, é mais indicado o herbicida Atectra®”, complementa Cabral. 

A aplicação de fungicidas indicados para cada fase do cultivo é outro cuidado fundamental para evitar perdas com a ferrugem asiática e outras doenças da soja, já que o estado é o terceiro com mais registros de ferrugem na safra 2018/2019, vindo atrás do Paraná e Rio Grande do Sul, segundo levantamento do Consórcio Antiferrugem.

Outro fator que pode comprometer a produtividade da lavoura é a presença de insetos pragas. A lagarta-cartucho (spodoptera) é uma das principais pragas que atacam as lavouras de soja. Os inseticidas Pirate® e Nomolt® 150 são altamente eficientes. O Nomolt® 150 age como regulador de crescimento do inseto, com alta seletividade aos inimigos naturais e eficiência em lagartas de difícil controle.

Safrinha

A semeadura da segunda safra (safrinha de milho) já começou em Mato Grosso do Sul e deve intensificar-se nos próximos dias, conforme as áreas de soja forem colhidas. A BASF apresenta Poncho®, um inseticida para tratamento industrial de sementes de milho. Sua formulação cria uma camada protetora em torno das sementes, protegendo-as do ataque de pragas iniciais de solo e parte aérea.

“O tratamento com Poncho® permite melhor arranque inicial da lavoura, além de um eficiente controle de pragas como cigarrinha-do-milho, coró, percevejo-barriga-verde, pulgão-do-milho, tripes, dentre outras. Este é um cuidado fundamental para o sucesso do cultivo”, explica Stael Prata Silva Neto, gerente de Marketing Milho da BASF.

Portfólio completo

Durante o Showtec 2019, a BASF apresentará a variedade de soja BS 2590IPRO licenciada pela SoyTech®, marca de licenciamento de variedades de soja da BASF. A BS 2590IPRO tem ciclo precoce e resistência a Phytophthora sojae (doença de solo). A empresa também apresenta pela primeira vez o portfólio de sementes de soja Credenz®. Com a entrada no mercado de sementes, a BASF compromete-se com o sucesso e o legado dos agricultores.

Sobre o Showtec 2019:

Onde: Fundação MS

Endereço: Estrada da Usina Velha, km 02, Zona Rural – Maracaju-MS

Data: 16 a 18 de janeiro de 2019

Website: www.portalshowtec.com.br

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink