CI

Curso ensina coletar sementes e produzir mudas de espécies do Cerrado e Pantanal

Profissionais que atuam na regularização ambiental de propriedades rurais em Mato Grosso do Sul estão convidados a participar do curso


Profissionais que atuam na regularização ambiental de propriedades rurais em Mato Grosso do Sul estão convidados a participar do curso “Coleta, Conservação de Sementes, Produção de Mudas e Estratégias de Restauração Ecológica nos Biomas Pantanal e Cerrado”, que acontece nos dias 28 e 29 de novembro, no auditório Shirley Palmeira do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O curso é uma realização da Embrapa Pantanal e tem apoio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), por intermédio do Imasul.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo email [email protected] até o dia 16 de novembro, contendo os seguintes dados do interessado: nome, instituição/propriedade/ assentamento, endereço, cidade, telefone celular e e-mail. Estão sendo oferecidas 100 vagas e restavam poucas a serem preenchidas até o momento da redação dessa notícia. Dúvidas, entrar em contato pelos telefones (67) 3234-5824 com Cecília ou 3234-5814 com Suzana.

O curso é dividido em dois módulos, sendo: Módulo 1 – O componente florestal no setor rural e estratégias de restauração ecológica; e Módulo 2 – Coleta, manejo de sementes e produção de mudas de espécies nativas. Será ministrado por três autoridades no assunto: o doutor em Biologia Vegetal José Felipe Ribeiro (Embrapa Cerrados), o professor doutor em Agronomia Norton Hayd Rego, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul); e a professora doutora em Biologia Vegetal Letícia Couto Garcia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O Módulo 1 compreende cinco temas: Características ecológicas do bioma, estratégias de reprodução das plantas, impactos antrópicos e suas implicações para a restauração; Legislação Ambiental Federal: Lei 12.651/2012, CAR, PRA e PRADA; Estratégias de restauração ecológica; Sistema WebAmbiente: apoio ao PRA; Monitoramento de trabalhos de recomposição.

O Módulo 2 será ministrado no segundo dia do curso e se divide nos seguintes tópicos: Planejamento da coleta de frutos; Manejo dos frutos; Beneficiamento de sementes; Armazenamento de sementes; Germinação de sementes de espécies arbóreas: sementes, substratos e viveiros, propagação sexuada; Adubação na produção de mudas; Perspectivas de restauração ecológica para o Cerrado e Pantanal.

O auditório Shirley Palmeira, do Imasul, onde acontecerá o curso, está localizado no Parque dos Poderes, na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, s/n Quadra 3, Bloco 3, em Campo Grande.

Texto de João Prestes, Assessoria de Imprensa do Imasul

http://www.imasul.ms.gov.br/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.