MS inicia colheita de algodão

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
Imagem: Marcel Oliveira
SAFRA

MS inicia colheita de algodão

O Estado é o quinto maior produtor da pluma no país
Por: -Eliza Maliszewski

O Mato Grosso do Sul começou a colheita da safra 2020/21 de algodão. Nesta safra, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o Estado plantou 24 mil hectares, uma redução de 23,8% e tem produção estimada em 71 mil toneladas de caroço de algodão e 46 mil toneladas de pluma. 

Segundo a Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul) os primeiros dados apresentam um destaque para o município de Aral Moreira, com 106,6 hectares plantados, com a expectativa de produtividade em torno de 250@ por hectare, ou seja, uma projeção de cerca de 1550kg de pluma e 3750 kg de algodão em caroço por hectare.

A Associação também tem aproveitado o período para capacitar produtores e colaboradores do MS. Na semana passada a equipe técnica da casa esteve em Maracaju, onde aplicou treinamento sobre a importância da qualidade da amostragem do algodão nas algodoeiras. A capacitação, que aconteceu na algodoeira Copasul seguindo todos os protocolos de segurança, reuniu cerca de nove pessoas, que serão certificadas pela Ampasul.

“Nossa equipe está rodando o estado. Queremos alcançar o maior número de pessoas possíveis e conscientizar todos os colaboradores. Sabemos que uma amostra representativa, melhora a qualidade das análises, trazendo uma valorização ainda maior para a pluma do MS. A cada safra temos crescido mais”, explica o gestor de laboratório da associação, José Lúcio Silva Matos.

O treinamento será realizado em todas as unidades de beneficiamento do algodão do MS e parte do estado vizinho Goiás. O Mato Grosso do Sul é o quinto maior produtor da pluma no país. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink