Trump ameaça o México com tarifas em disputa por água
Presidente dos EUA deu um prazo para o país responder
Foto: Pixabay
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse na segunda-feira (08/12) que pretende impor uma tarifa adicional de 5% ao México por causa de uma disputa por água para os agricultores norte-americanos. Ele acusa o país vizinho de violar um Tratado de Águas de 1944 que define o compartilhamento hídrico entre os países. Presidente dos EUA deu um prazo para o país responder, alegando que agricultores estão sendo prejudicados
Em uma publicação na plataforma Truth Social, Trump afirmou que o México violou o tratado nos últimos 5 anos e que “deve” aos EUA 800 mil acres-pés (cerca de 987 milhões de m³) de água. O presidente norte-americano ainda exigiu que o país libere 200 mil acres-pés (cerca de 247 milhões de m³) de água antes de 31 de dezembro, sendo que o restante deve ser liberado logo em seguida.
“Até o momento, o México não está respondendo e isso é muito injusto com nossos agricultores americanos, que merecem essa água tão necessária. É por isso que autorizei a imposição de uma tarifa de 5% sobre o México se essa água não for liberada imediatamente. Quanto mais tempo o México demorar para liberar a água, mais nossos agricultores serão prejudicados. O México tem a obrigação de resolver isso agora”, declarou Trump.
Segundo a agência Reuters, o tratado diz que o México deve enviar a cada 5 anos cerca de 1,75 milhão de acres-pés (o equivalente a 2 bilhões de metros cúbicos) de água para os EUA a partir do Rio Grande, através de uma rede de barragens e reservatórios interligados.
Em abril deste ano, a secretária de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, afirmou que o México concordou em aumentar o fornecimento de água para o Texas a fim de compensar um deficit previsto no tratado de 1944.
Já o México argumenta que enfrenta uma seca que sobrecarregou os recursos hídricos do país.