CI

Valor de exportação em Sorriso aumenta 85%

O maior produtor de grãos do Brasil já vendeu U$ 1,77 bilhões contra U$ 950 milhões no período anterior


O município de Sorriso apresentou um crescimento de 85% no valor de exportação entre janeiro e novembro deste ano num comparativo com o mesmo período do ano passado e se mantém como maior exportador de Mato Grosso. Dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços mostram que nos 11 primeiros meses de 2019, o maior produtor de grãos do Brasil já vendeu U$ 1,77 bilhões contra U$ 950 milhões no período anterior.

As importações também cresceram, mas num volume menor. São U$ 248 milhões em compra contra U$ 213 milhões nos 11 primeiros meses de 2018. Desta forma, o saldo da balança comercial atingiu U$ 1,52 bilhões.

As exportações dos produtores de Sorriso representam 12,2% de todo o comércio exterior de Mato Grosso e colocam o município em 21º lugar no ranking nacional. No ano passado, Sorriso havia caído para o segundo lugar no estado e 44º no Brasil.

As vendas externas de Sorriso podem ser resumidas em soja, com 60% da participação, e milho com 39%. A pequena diferença, inferior a 1%, é ocupada com algodão e carne.  As importações são, na totalidade, de insumos para produção agrícola.

A China comprou 39% dos produtos vendidos para fora do país. O volume é bem maior do que os 5,7% do México, 5,3% da Alemanha, 5,1% do Irã e 5% da Espanha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.