Colheita da soja atinge 52% em Mato Grosso
CI
Imagem: Pixabay
EM ATRASO

Colheita da soja atinge 52% em Mato Grosso

O problema está no excesso de chuva que não permite a colheita
Por: -Eliza Maliszewski

A colheita da safra 2020/21 de soja em Mato Grosso avançou 17,63 pontos porcentuais na semana segundo informou o boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os trabalhos estão atrasadas. No mesmo período da safra passada o volume colhido era de quase 85% e na média dos últimos cinco anos estava em quase 70%. A região mais adiantada é a Oeste com quase 66% das lavouras colhidas.

O problema está no excesso de chuva e poucos dias com sol que não secam a lavoura para a colheita. Com isso o impacto é sentido no plantio do milho safrinha. Na safra passada cerca de 92% da área com o grão já estava semeada e nesta o índice chega a 54,66%. O avanço semanal, segundo o Imea, é de 18,70 pontos porcentuais. A média dos últimos cinco anos é de 80%. A região com maior proporção de área semeada é o nordeste de Mato Grosso, com quase 69%.

Por fim a semeadura de algodão, que já estava concluída em outros anos, alcançou 99,48% da área no Estado. Entre as regiões de Mato Grosso, a única que ainda precisa concluir os trabalhos é o oeste, com 0,81% da área prevista ainda por plantar.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink