CI

Colheita de soja em Mato Grosso alcança 5,6% da área e supera 2017/18, diz Imea

Colheita de soja da safra 2018/19 em Mato Grosso, principal produtor nacional, alcançava 5,62 por cento da área plantada até a última sexta-feira


A colheita de soja da safra 2018/19 em Mato Grosso, principal produtor nacional, alcançava 5,62 por cento da área plantada até a última sexta-feira, informou na véspera o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em um avanço de 4,33 pontos percentuais na comparação anual.

O oeste do Estado é a região onde os trabalhos estão mais adiantados, com 9,14 por cento da área já colhida. No nordeste mato-grossense, as atividades de campo ainda estão em estágio inicial, com colheita de 2,29 por cento da área. Conforme o Imea, Mato Grosso semeou cerca de 9,5 milhões de hectares com soja na atual temporada 2018/19. Com relação aos rendimentos no Estado, a produtividade média apresenta até o momento recuo de 1,8 por cento na comparação anual, na casa 56,2 sacas por hectare.

“Para estas áreas iniciais foi possível observar o impacto da falta de luminosidade e chuva em determinadas regiões durante o mês de dezembro. No entanto, ainda é cedo para se afirmar como será o fechamento da safra, visto que a colheita está apenas no início e parte das lavouras ainda está em fase de desenvolvimento”, afirmou o Imea.

A expectativa é de que Mato Grosso colha neste ano 32,4 milhões de toneladas, praticamente em linha com o alcançado em 2017/18.

Segundo o Imea, a comercialização antecipada dessa produção alcança 46,62 por cento do volume, alta de 5,29 pontos percentuais na comparação com igual momento do ano passado, quando produtores já haviam negociado 42,4 por cento da safra 2017/18.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.