CI

Sistema Famato participa da abertura da feira tecnológica AgroMT

Evento é promovido pelo Sindicato Rural de Cuiabá, com o apoio do Sistema Famato e de outras entidades parceiras. A programação vai até quinta-feira

A feira tecnológica AgroMT começou nesta segunda-feira (09/07) no parque de exposições Jonas Pinheiro com a presença de lideranças do agronegócio mato-grossense e da política local e nacional. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Cuiabá, com o apoio do Sistema Famato e de outras entidades parceiras. A programação vai até quinta-feira (12/07).

"Esse evento é uma oportunidade de mostrar não só para todo o estado, mas para o país e para o exterior o que realmente fazemos aqui. Fazemos produção agrícola sustentável e podemos fazer mais", disse o presidente do Sistema Famato, Normando Corral.

O ministro da Agricultura Blairo Maggi também participou da abertura e destacou a importância de fazer com que a feira tenha uma maior abrangência de temas tecnológicos. "É um evento técnico para a capital e que também vai atrair gente do interior para cá. O posicionamento geográfico e político de Cuiabá é muito interessante para esse tipo de evento".

Na oportunidade, o ministro anunciou a transferência de R$ 3 milhões para o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) promover investimentos para concretizar o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). "Os recursos foram transferidos para que sejam feitas ações de fiscalização, estruturação das equipes de fronteira e para garantir a retirada da vacina para abertura de novos mercados para a nossa carne", informou.

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires, disse que foi plantada a primeira semente do AgroMT para transformar a feira num grande centro de conhecimento e numa vitrine do agronegócio para o Brasil. Segundo ele, o Sistema Famato tem sido um grande parceiro nessa empreitada.

O parque de exposições de Cuiabá será transformado em um Centro de Eventos para a realização de vários tipos de eventos da capital. O AgroMT é um deles. "Temos um projeto já em andamento para 53 canteiros de experimentos. Esse novo projeto vai fazer com que o parque traga outros grandes eventos tecnológicos do Brasil. Estamos preparando uma área de 170 metros quadrados para termos vários eventos ao longo do ano. A reforma já começou", informou Pires.

Também participaram da abertura o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, o assessor de Relações Institucionais do Senar-MT, Rogério Romanini, lideranças das entidades Aprosoja, Acrimat, Acrismat e lideranças públicas de Mato Grosso.

Cursos - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) promoverá oficinas no local.

Nesta segunda-feira (09) a oficina de Classificação de Grãos será das 14h às 18h. Na terça (10) e na quarta (11), das 8h às 12h, serão as oficinas de Biometria da Piscicultura e Manutenção de Tratores Agrícolas. Na quinta-feira (12) o treinamento será sobre Agricultura de Precisão, das 14h às 18h.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.