CI

Avião agrícola cai em mata no Mato Grosso

Este é o terceiro caso semelhante em três meses no Estado


Foto: Divulgação

Uma aeronave agrícola modelo Neiva Emb-202 caiu em uma região de mata dentro de uma aldeia indígena, localizada na região de Campo Novo do Parecis (390 quilômetros de Cuiabá - MT). O acidente ocorreu na última sexta-feira (19) mas só teve detalhes divulgados nesta quinta-feira (25). 

Segundo o Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos  uma possível falha do motor pode ter provocado a queda. A aeronave decolou de um aeródromo de Sapezal, por volta de 17h30, com destino ao aeródromo de uma fazenda em Campo Novo do Parecis para retornar a base da empresa. Após cerca de 25 minutos de voo, houve perda de potência e parada do motor, o piloto prosseguiu para um pouso forçado. A aeronave teve danos leves.

O piloto saiu ileso e foi resgatado de rapel por uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso, no último sábado à tarde. O local era inacessível pelo solo. 

A aeronave pertence a uma empresa de pulverização agrícola e ainda não foi retirada do local. Uma das representantes informou que está sendo feito uma estrada de ao menos 8 quilômetros para conseguir chegar até o avião. Depois, será desmontada e transportada num caminhão. O valor do prejuízo ainda não foi estimando.

Este seria pelo menos o terceiro caso em três meses no Estado. Em dezembro uma aeronava agrícola tentou fazer um pouso forçado em uma lavoura de soja e acabou capotando, em São Félix do Araguaia. A aeronave modelo, PR-ABF, ficou completamente destruída e uma asa chegou a se soltar. No final de janeiro outro avião agrícola caiu em uma fazenda localizada na região da Poranga, na cidade de Sorriso e a piloto ficou ferida. A aeronave, modelo Ipanema, teve diversos danos.

Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a frota de Mato Grosso tem 542 aeronaves, sendo que Primavera do Leste (240 km ao Sul de Cuiabá) tem o maior número desse tipo de avião no Brasil: 155.

* com informações do Só Notícias 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.