CI

Gestores se reúnem em Cuiabá para debater sobre agricultura familiar

A abertura da Assembléia será realizada no auditório do Delmond Hotel, localizado no bairro Alvorada, às 8h30.


O Estado de Mato Grosso sedia a 53ª Assembléia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), nesta quinta e sexta-feira (30 e 1.12), em Cuiabá. O objetivo é discutir estratégias e ações ligadas a assistência técnica, além de avaliar o cenário nacional, reunindo gestores de Ater de todo país. A abertura da Assembléia será realizada no auditório do Delmond Hotel, localizado no bairro Alvorada, às 8h30.

Os dirigentes de Ater irão debater sobre o cenário atual das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, o futuro da assistência técnica, mobilidade social, sistema de acompanhamento do produtor rural, ações de inclusão produtiva por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), transferência de tecnologia e ações ligadas à prestação da assistência técnica aos agricultores familiares dos mais de 5 mil municípios brasileiros.

 O presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota da Silva, fala da importância do evento que reúne 27 gestores de entidades estaduais de Ater responsáveis pelo atendimento de mais de 2 milhões de agricultores familiares no Brasil. Ele destaca que durante dois dias os gestores vão apresentar o mapa da agricultura familiar de suas regiões e sugestões de atividades a serem implementadas no ano de 2018. “A capital mato-grossense recebe os principais dirigentes da agricultura familiar”, ressalta Layr.

Na sexta-feira (1.12), será realizada também a 29ª Assembléia Geral Extraordinária, tendo como tema central a proposta de reforma estatutária, seguida da eleição da diretoria da Asbraer biênio 2017/2019. O tema que fechará o evento será a discussão do documento da Asbraer a ser entregue oficialmente aos candidatos a presidente da república, em 2018.

Participam da Assembléia o presidente da Asbraer, Gabriel Alves Maciel, além do subsecretário especial da Agricultura Familiar e Reforma Agrária da Casa Civil, Everton Augusto Paiva Ferreira; o secretário de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo, do MAPA, José Rodrigues Pinheiro Dória; o presidente do Incra, Leonardo Silva; o presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim; Arnaldo Manoel de Souza Borges, presidente da ABCZ; o presidente do Consepa, Orlando Melo Castro;  diretor da Embrapa, Cleber Oliveira Soares;representante de programas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), Valter Bianchini , dirigentes do Banco do Brasil, entre outras autoridades.

Asbraer

 Fundada em 1990, a Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) surgiu para ocupar o espaço deixado com a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica de Extensão Rural (Embrater). A instituição está presente em todo o território nacional, por meio de 27 entidades associadas, ligadas aos governos estaduais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.