CI

MT– Conab participa de capacitação de agricultores na busca de novos mercados

Um encontro com 200 pessoas unirá lideranças da agricultura familiar com representantes de mercado consumidor


Um encontro com 200 pessoas unirá lideranças da agricultura familiar com representantes de mercado consumidor. O 1º Encontro sobre Oportunidades de Negócios para Agricultura Familiar, marcado para esta terça e quarta-feira (4 e 5/12), tem como objetivo capacitar agricultores familiares para ampliarem o acesso a mercados, públicos ou privados, proporcionando-lhes uma visão ampliada de oportunidades, de gestão e de superação. Para isso, serão realizadas palestras e mesas redondas com profissionais especializados, tanto do setor público quanto do privado.

Promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), a programação foi formatada com a intenção de mitigar os principais entraves diagnosticados, a fim de promover a renda aos agricultores familiares, o aperfeiçoamento da regularidade do abastecimento e a segurança alimentar.

Nesse sentido, a Conab apresentará as ferramentas de compras públicas executadas pela estatal, com destaque ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e às diversas modalidades do programa. A mais acessada é a de Compra com Doação Simultânea, que possibilita aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a venderem seus produtos à Companhia. Esta produção é doada a grupos populacionais em situação de insegurança alimentar e nutricional. O evento também será uma oportunidade para receber orientações sobre empreendedorismo, gestão, soluções financeiras, dentre outros temas para aprimoramento das cooperativas e associações, visando um melhor preparo à conquista de novos mercados.

Ao final do ciclo de palestras, haverá rodadas de negócios, onde os agricultores familiares poderão expor seus produtos e se aproximar dos mercados, realizar negociações e tirarem suas dúvidas. Também terão estandes de oportunidades para o setor como soluções financeiras, selos de agricultor familiar e orgânicos, compras institucionais, tecnologias, dentre outros.

O público, em sua maioria, será de organizações de agricultores familiares, abrangendo diferentes regiões do estado. A realização do evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) do estado de Mato Grosso, do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) mato-grossense.

Serviço:
1º Encontro sobre Oportunidades de Negócios para Agricultura Familiar
Data: 4 e 5 de dezembro
Horário: 4 das 13h às 19h e 5 das 8h às 18h
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso - Rua Antônio Dorileo, 1100. Bairro Coophena - Cuiabá/ MT
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.