CI

MT: deslocamento de maquinários garante capacitação em Alto Taquari

Com a pandemia, as lideranças e produtores rurais foram encontrando soluções para manter os treinamentos


Foto: Pixabay

Em 2020 com a pandemia da Covid-19, as lideranças e produtores rurais foram encontrando soluções para manter os treinamentos ofertados pelos Sindicatos Rurais em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Alto Taquari foi um deles. Ao invés dos alunos irem até o local onde estavam os equipamentos para as aulas práticas, eram os equipamentos que iam até os participantes.

Uma plantadeira, uma colheitadeira de grãos, um uniport e um trator percorreram um trajeto de três quilômetros, distância entre o armazém e o sindicato rural de Alto Taquari. Esta situação se deu em função do acesso restrito nas propriedades rurais por conta das medidas de combate e prevenção à Covid-19.

A ideia partiu do presidente do sindicato do município, Luis Sperandio, em conversa com produtores locais. O intuito era aproveitar o período de entressafra para realizar as capacitações. "Buscamos alternativas para atender a nossa demanda aproveitando as máquinas e os funcionários que estão parados".

Com os maquinários cedidos foram realizados os treinamentos Operação e regulagem de implementos agrícolas para plantio e controle fitossanitário; Operação de colheitadeira de grãos e da Norma Regulamentadora 31.8 - Segurança em aplicação de agrotóxicos.

Essa foi a primeira vez que os produtores rurais Orlando e Murilo Sperandio participaram como parceiros no sindicato na realização de treinamentos. "Conhecia alguns participantes dos cursos e tinha gente que nunca tinha visto as máquinas de perto. Fico feliz por ter ajudado de alguma forma", afirmou Murilo, satisfeito com a contribuição.

O operador de máquinas Eduardo Ferreira já tinha conhecimento prático do maquinário, mas foi a primeira vez que realizou capacitação teórica sobre a colheitadeira. "Já atuo há duas safras, mas por meio das instruções dos operadores antigos. Foi a minha primeira capacitação e eu vou sempre buscar melhoria e conhecimento".

Turmas - Os cursos foram retomados após meses de suspensão devido às medidas de prevenção à Covid-19. De acordo com a mobilizadora do sindicato local, Claudisse dos Anjos, por conta da segurança, muitas propriedades ainda não estão liberando a realização dos treinamentos. "Como o Sindicato Rural fica em frente a uma lavoura conseguimos realizar as capacitações dessa forma, em um espaço cedido pelo produtor Guilherme Augusto Irgang", destaca a mobilizadora.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.