CI

Colheita de soja chega a 53% da área prevista em Mato Grosso

Se mantido este ritmo, a semana deve terminar com cerca de 60% da área semeada em Mato Grosso


O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que as boas condições climáticas nos últimos dias motivaram o ritmo acelerado nos trabalhos de campo, a colheita de soja no Estado avançou 15,85 pontos percentuais, na última semana, e chegou a 53,23% da área total estimada colhida. Se mantido este ritmo, a semana deve terminar com cerca de 60% da área semeada em Mato Grosso.

Outra constatação, no boletim semanal do IMEA, é que, com apenas alguns lotes restantes, a safra 2017/18 alcançou 99,99% de comercialização com preço médio de R$ 62,69/saca em Mato Grosso. Apenas as regiões Centro-Sul, Nordeste e Oeste do Estado ainda tem produto a comercializar. Já para a safra 2018/19, apesar da redução nas cotações no mês de janeiro a comercialização da oleaginosa registrou um avanço mensal de 7,20 pontos percentuais totalizando 53,82% da safra já negociada, e com preço médio de R$ 61,05/saca, 0,62% menor que dezembro.

Este avanço pode ser justificado pela colheita mais adiantada nas lavouras, fazendo com que a maior oferta do grão pressione a comercialização. Junto a isso existem a necessidade por parte dos produtores em fazer caixa para cobrir algumas despesas, e também a demanda das fábricas para manter em os estoques de grãos para o esmagamento, concluem os analistas do instituto.
.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.