CI

Sorriso decreta estado de alerta devido às chuvas

Os prejuízos à colheita e qualidade da soja já são notados


Foto: Divulgação

A situação das chuvas é crítica em Sorriso (MT), município que é o maior produtor de soja do país, com cerca de 450 mil hectares. Somente em fevereiro choveu mais do que o dobro do esperado, com volume de cerca de 600mm, segundo o  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Depois de percorrer lavouras de soja e também verificar a situação das estradas, o prefeito Ari Lafin decretou, nesta quinta-feira (4), estado de alerta em Sorriso. Os produtores são os mais afetados porque boa parte não consegue colher a soja. Há relatos de que, em algumas fazendas, parte do plantio começou apodrecer. A cidade colheu cerca de 60% do grão.

Com o decreto todas as secretarias deverão permanecer mobilizadas para o atendimento de situações emergenciais que venham ocorrer. As secretarias de Obras e Serviços Públicos, de Transportes, de Agricultura e Meio Ambiente, de Saúde e Saneamento, de Assistência Social, de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, deverão colocar servidores à disposição da Defesa Civil para auxiliar na execução das ações necessárias.

VEJA: Chuva torna impossível colheita

“Muito triste acompanhar boa parte do trabalho de nossos produtores tendo perdido nas lavouras por conta do excesso de água, ainda mais em um momento de extremo esforço destes bravos cidadãos, que enfrentam toda a dificuldade imposta pela pandemia da Covid-19 para desenvolver seu trabalho, força motriz da nossa economia, assim como da economia brasileira”, disse o prefeito.

Lafin emendou que “estamos focados em contribuir de todas as formas possíveis para que o arranca safra 20/21 seja conduzido de forma eficiente”. Já à Defesa Civil busca mobilizar secretários municipais das cidades vizinhass para avaliar o pedido de situação de emergência. Uma reunião entre os gestores para avaliação está prevista para sábado. 

Os prejuízos à colheita e qualidade da soja também impactam a safra seguinte. O plantio do milho já está mais de 15 dias de atraso.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.