CI

MT lança edital para construir ferrovia estadual

Serão 700 km ligando Cuiabá às cidades do Médio Norte e, depois, ao Brasil


Foto: Pixabay


O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou nesta semana, o edital para construir a primeira ferrovia estadual, que terá 700 quilômetros de linha férrea, com terminais que vão interligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, todas no Médio Norte e importantes produtoras de grãos e fibras. 

Será um investimento de R$ 12 bilhões e 45 anos para a empresa vencedora operar o trecho, que pretende se conectar à malha nacional e, assim com importantes centros do agronegócio ao Brasil e ao mundo. O investimento vai gerar mais de 235 mil empregos e espera transportar mais 120 milhões de toneladas de grãos até 2030 e 40 milhões de toneladas de cargas. Também estão previstos 60 pontes e viadutos na estrutura.

A construção pretende baratear o frete, uma vez que o frete ferroviário reduziu mais de 35% nos últimos cinco anos. Mais de 250 empresas do Distrito Industrial de Cuiabá poderão usar a ferrovia para escoar seus produtos e receber insumos, cenário que deve estimular a instalação de novas indústrias.

Pelo edital, as empresas interessadas terão 45 dias para apresentar propostas. Para participar da concorrência, a empresa deverá apresentar requisitos como: manifestação formal de interesse; relatório dos aspectos logísticos e urbanísticos, com características do transporte, especificações da operação compatíveis com a integração multimodal e estimativa de prazo para execução do projeto; estimativa do custo do projeto, baseada em preços de mercado; e capacidade econômico-financeira para execução, com capital social e patrimônio líquido de no mínimo 10% do valor do projeto (R$ 1,2 bilhão).

Se financiado com recursos de terceiros, a interessada deverá comprovar a financiabilidade do projeto mediante carta de instituição financeira de primeira linha. Também terá que apresentar atestado de capacidade técnica, fornecido por empresa registrada no CREA que comprove a experiência do Profissional Qualificado da empresa na realização das atividades necessárias.

A empresa vencedora será aquela que apresentar o menor prazo para implantação, a maior capacidade de movimentação, e a maior cobertura do território estadual.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.