CI

Vendas antecipadas de soja do Brasil vão a 30,3% do total, diz Datagro

Vendas antecipadas de soja da safra 2018/19 no Brasil


As vendas antecipadas de soja da safra 2018/19 no Brasil, cuja colheita pode começar ainda este mês em algumas áreas, avançaram para 30,3 por cento da produção estimada até a última semana, informou a Datagro nesta quarta-feira. Embora a comercialização esteja à frente dos 26 por cento reportados em dezembro de 2017, ficam levemente atrás dos 31,6 por cento da média para o período e bem atrás dos 45,5 por cento de recorde em 2015, destacou a consultoria. “A esperada queda nos preços aconteceu de forma geral, mantendo frouxo o interesse de venda pelos produtores e escasseando os negócios”, afirmou em nota o analista de grãos da Datagro, Flávio França Jr.

Em relação à temporada 2017/18, já encerrada, as vendas chegam a 95 por cento, ante 90 por cento há um ano. Maior exportador mundial de soja em grão, o Brasil deve produzir um recorde de 124,66 milhões de toneladas da commodity no atual ciclo, conforme previsão da consultoria. A estimativa da Datagro, por sinal, foi a mais otimista em uma pesquisa da Reuters divulgada no fim do mês passado. Com as lavouras se desenvolvendo bem, a tendência é de que alguma colheita ocorra já nos próximos dias, em especial em Mato Grosso, maior produtor nacional, graças a um plantio antecipado em muitas regiões do país.

Por lá, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) destacou que os sojicultores já comercializaram antecipadamente 41,33 por cento da produção local, um avanço mensal de 5,59 pontos. “Este progresso... é reflexo da aproximação da colheita da nova safra, seja para liberar espaço nos armazéns, quanto para a garantia de preços. Dessa forma, este último mês foi marcado por movimentações nos principais ‘drives’ de formação de preços, principalmente da queda nos prêmios de exportação nos portos brasileiros”, destacou o Imea em boletim.

Milho

A Datagro destacou também nesta quarta-feira que as vendas da primeira safra de milho 2018, colhida no último verão, alcançaram 94 por cento da produção obtida, ante 90 por cento em dezembro do ano passado. “A lentidão nas negociações da temporada está ligada diretamente à expectativa de melhora ainda maior no padrão de preços por parte dos produtores”, comentou França Jr. Já em relação à segunda safra de milho, colhida no inverno deste ano, as negociações chegam a 82 por cento da produção esperada, bem acima do percentual de 78 por cento observado no ano passado, mas ainda abaixo dos 84 por cento da média para os últimos cinco anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.