CI

MT vai investir em avicultura no Centro-Sul

A previsão é que esta expansão eleve a capacidade de abate de 150 para 300 mil aves


Foto: Pixabay

Uma parceria público privada vai desenvolver a cadeia da avicultura no Centro-Sul do Mato Grosso. Um termo de cooperação técnica foi assinado entre a empresa de investimentos MT Participações e Projetos e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) no município de Nova Marilândia. 

A reivindicação havia sido feita por avicultores locais que querem expandir as atividades. Na cidade há um frigorífico que abate cerca de 150 mil aves por dia. Cerca de 70% desse total vem de municípios como Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Com  a parceria aviários que estão desativados poderão ser modernizados e reabertos, suprindo o déficit de matéria-prima local.

O objetivo é ampliar a capacidade de abates e abrir 800 novos empregos diretos e 2,4 mil indiretos em toda a região. Hoje a unidade conta com 1,3 mil colaboradores. Inicialmente mais de 25 pequenos aviários poderão voltar à atividade e o projeto é para atender até 100 famílias. “Agora as famílias cuja renda girava em torno da atividade poderão voltar a produzir. Com as licenças ambientais em dia e a documentação em ordem, elas terão acesso a financiamentos. É uma grande conquista”, disse Paulo César Barbosa, presidente da Associação de Avicultores de Nova Marilândia (Avimar).

Em novembro de 2019, o frigorífico do município conquistou a habilitação para exportar carne de frango para a China e, desde então, uma segunda linha de abate na unidade está sendo montada. A previsão é que esta expansão entre em operação no próximo ano elevando a capacidade de abate de 150 mil para 300 mil aves por dia.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.